Legislação Comercial
INFORMAÇÃO
OUTROS ASSUNTOS FEDERAIS
CINEMA – CONTRIBUIÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA
CINEMATOGRÁFICA NACIONAL – CONDECINE – Normas
A Lei 10.454,
de 13-5-2002, publicada na página 2 do DO-U, Seção 1, de
14-5-2002, desobriga o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento
da Indústria Cinematográfica Nacional (CONDECINE), prevista no
artigo 32 da Medida Provisória 2.228-1, de 6-9-2001 (Informativo 37/2001):
a) nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2002, que
tenham como fato gerador a veiculação, a produção,
o licenciamento e a distribuição de obras cinematográficas
e videofonográficas com fins comerciais, por segmento de mercado a que
forem destinadas; e
b) nos meses de janeiro e fevereiro de 2002, que incidam sobre o pagamento,
o crédito, o emprego, a remessa ou a entrega, aos produtores, distribuidores
ou intermediários no exterior, de importâncias relativas a rendimento
decorrente da exploração de obras cinematográficas e videofonográficas
ou por sua aquisição ou importação, a preço
fixo.
A Lei 10.454/2002 alterou diversos artigos da Medida Provisória 2.228-1/2001.
A seguir, reproduzimos essas alterações:
“Art. 1º – Para fins desta Medida Provisória, entende-se
como:
.............................................................................................................................................................................
V – obra cinematográfica brasileira ou obra videofonográfica
brasileira: aquela que atende a um dos seguintes requisitos:
a) ser produzida por empresa produtora brasileira, observado o disposto no §
1º, registrada na ANCINE, ser dirigida por diretor brasileiro ou estrangeiro
residente no País há mais de 3 (três) anos, e utilizar para
sua produção, no mínimo, 2/3 (dois terços) de artistas
e técnicos brasileiros ou residentes no Brasil há mais de 5 (cinco)
anos;
.............................................................................................................................................................................
c) ser realizada, em regime de co-produção, por empresa produtora
brasileira registrada na ANCINE, em associação com empresas de
outros países com os quais o Brasil não mantenha acordo de co-produção,
assegurada a titularidade de, no mínimo, 40% (quarenta por cento) dos
direitos patrimoniais da obra à empresa produtora brasileira e utilizar
para sua produção, no mínimo, 2/3 (dois terços)
de artistas e técnicos brasileiros ou residentes no Brasil há
mais de 3 (três) anos;
.............................................................................................................................................................................
XII – minissérie: obra documental, ficcional ou de animação
produzida em película ou matriz de captação digital ou
em meio magnético com, no mínimo, 3 (três) e no máximo
26 (vinte e seis) capítulos, com duração máxima
de 1.300 (um mil e trezentos) minutos;
XIII – programadora: empresa que oferece, desenvolve ou produz conteúdo,
na forma de canais ou de programações isoladas, destinado às
empresas de serviços de comunicação eletrônica de
massa por assinatura ou de quaisquer outros serviços de comunicação,
que transmitam sinais eletrônicos de som e imagem que sejam gerados e
transmitidos por satélite ou por qualquer outro meio de transmissão
ou veiculação;
XIV – programação internacional: aquela gerada, disponibilizada
e transmitida diretamente do exterior para o Brasil, por satélite ou
por qualquer outro meio de transmissão ou veiculação, pelos
canais, programadoras ou empresas estrangeiras, destinada às empresas
de serviços de comunicação eletrônica de massa por
assinatura ou de quaisquer outros serviços de comunicação
que transmitam sinais eletrônicos de som e imagem;
XV – programação nacional: aquela gerada e disponibilizada,
no território brasileiro, pelos canais ou programadoras, incluindo obras
audiovisuais brasileiras ou estrangeiras, destinada às empresas de serviços
de comunicação eletrônica de massa por assinatura ou de
quaisquer outros serviços de comunicação que transmitam
sinais eletrônicos de som e imagem, que seja gerada e transmitida diretamente
no Brasil por empresas sediadas no Brasil, por satélite ou por qualquer
outro meio de transmissão ou veiculação;
XVI – obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária:
aquela cuja matriz original de captação é uma película
com emulsão fotossensível ou matriz de captação
digital, cuja destinação é a publicidade e propaganda,
exposição ou oferta de produtos, serviços, empresas, instituições
públicas ou privadas, partidos políticos, associações,
administração pública, assim como de bens materiais e imateriais
de qualquer natureza;
XVII – obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária
brasileira: aquela que seja produzida por empresa produtora brasileira registrada
na ANCINE, observado o disposto no § 1º, realizada por diretor brasileiro
ou estrangeiro residente no País há mais de 3 (três) anos,
e que utilize para sua produção, no mínimo, 2/3 (dois terços)
de artistas e técnicos brasileiros ou residentes no Brasil há
mais de 5 (cinco) anos;
XVIII – obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária
brasileira filmada no exterior: aquela, realizada no exterior, produzida por
empresa produtora brasileira registrada na ANCINE, observado o disposto no §
1º, realizada por diretor brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil
há mais de 3 (três) anos, e que utilize para sua produção,
no mínimo, 1/3 (um terço) de artistas e técnicos brasileiros
ou residentes no Brasil há mais de 5 (cinco) anos;
XIX – obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária
estrangeira adaptada: aquela que não atende o disposto nos incisos XVII
e XVIII, adaptada ao idioma português ou às condições
e necessidades comerciais ou técnicas de exibição e veiculação
no Brasil;
XX – obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária
brasileira de pequena veiculação: aquela que seja produzida por
empresa produtora brasileira registrada na ANCINE, observado o disposto no §
1º, realizada por diretor brasileiro ou estrangeiro residente no País
há mais de 3 (três) anos, e que utilize para sua produção,
no mínimo, 2/3 (dois terços) de artistas e técnicos brasileiros
ou residentes no Brasil há mais de 3 (três) anos e cuja veiculação
esteja restrita a Municípios que totalizem um número máximo
de habitantes a ser definido em regulamento;
XXI – claquete de identificação: imagem fixa ou em movimento
inserida no início da obra cinematográfica ou videofonográfica
contendo as informações necessárias à sua identificação,
de acordo com o estabelecido em regulamento.
§ 1º – Para os fins do inciso V deste artigo, entende-se por
empresa brasileira aquela constituída sob as leis brasileiras, com sede
e administração no País, cuja maioria do capital total
e votante seja de titularidade direta ou indireta, de brasileiros natos ou naturalizados
há mais de 10 (dez) anos, os quais devem exercer de fato e de direito
o poder decisório da empresa.
§ 2º – Para os fins do disposto nos incisos XVII, XVIII e XX
deste artigo, entende-se por empresa brasileira aquela constituída sob
as leis brasileiras, com sede e administração no País,
cuja maioria do capital seja de titularidade direta ou indireta de brasileiros
natos ou naturalizados há mais de 5 (cinco) anos, os quais devem exercer
de fato e de direito o poder decisório da empresa.
§ 3º – Considera-se versão de obra publicitária
cinematográfica ou videofonográfica, a edição ampliada
ou reduzida em seu tempo de duração, realizada a partir do conteúdo
original de uma mesma obra cinematográfica ou videofonográfica
publicitária, e realizada sob o mesmo contrato de produção.
.............................................................................................................................................................................
Art. 21 – ................................................................................................................................................................
Parágrafo único – No caso de obras cinematográficas
e videofonográficas publicitárias, a marca indelével e
irremovível de que trata o caput e nas finalidades ali previstas deverá
constar na claquete de identificação.
.............................................................................................................................................................................
Art. 24 – ................................................................................................................................................................
Parágrafo único – As obras cinematográficas e videofonográficas
estrangeiras estão dispensadas de copiagem obrigatória no País
até o limite de 6 (seis) cópias, bem como seu material de promoção
e divulgação nos limites estabelecidos em regulamento.
Art. 25 – Toda e qualquer obra cinematográfica ou videofonográfica
publicitária estrangeira só poderá ser veiculada ou transmitida
no País, em qualquer segmento de mercado, após pagamento da Contribuição
para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional –
CONDECINE, de que trata o artigo 32.
Parágrafo único – A adaptação de obra cinematográfica
ou videofonográfica publicitária deverá ser realizada por
empresa produtora brasileira registrada na ANCINE, de acordo com o regulamento.
.............................................................................................................................................................................
Art. 28 – Toda obra cinematográfica e videofonográfica brasileira
deverá, antes de sua exibição ou comercialização,
requerer à ANCINE o registro do título e o Certificado de Produto
Brasileiro (CPB).
§ 1º – No caso de obra cinematográfica ou obra videofonográfica
publicitária brasileira, após a solicitação do registro
do título, a mesma poderá ser exibida ou comercializada, devendo
ser retirada de exibição ou ser suspensa sua comercialização,
caso seja constatado o não pagamento da CONDECINE ou o fornecimento de
informações incorretas.
§ 2º – As versões, as adaptações, as vinhetas
e as chamadas realizadas a partir da obra cinematográfica e videofonográfica
publicitária original devem ser consideradas, juntamente com esta, um
só título, para efeito do pagamento da CONDECINE.
Art. 29 – A contratação de direitos de exploração
comercial, de licenciamento, produção, co-produção,
exibição, distribuição, comercialização,
importação e exportação de obras cinematográficas
e videofonográficas em qualquer suporte ou veículo no mercado
brasileiro, deverá ser informada à ANCINE, previamente à
comercialização, exibição ou veiculação
da obra, com a comprovação do pagamento da CONDECINE para o segmento
de mercado em que a obra venha a ser explorada comercialmente.
Parágrafo único – No caso de obra cinematográfica
ou videofonográfica publicitária, deverá ser enviado à
ANCINE, o resumo do contrato firmado entre as partes, conforme modelo a ser
estabelecido em regulamento.
.............................................................................................................................................................................
Art. 31 – A contratação de programação ou
de canais de programação internacional, pelas empresas prestadoras
de serviços de comunicação eletrônica de massa por
assinatura ou de quaisquer outros serviços de comunicação
que transmitam sinais eletrônicos de som e imagem, deverá ser sempre
realizada através de empresa brasileira qualificada na forma do §
1º do artigo 1º da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6
de setembro de 2001, com a redação dada por esta Lei, ainda que
o pagamento dos montantes a esta referentes seja feito diretamente à
empresa estrangeira pela empresa brasileira que se responsabilizará pelo
conteúdo da programação contratada, observando os dispositivos
desta Medida Provisória e da legislação brasileira pertinente.
.............................................................................................................................................................................
Art. 33 – ................................................................................................................................................................
§ 3º – A CONDECINE referente às obras cinematográficas
e videofonográficas publicitárias será devida uma vez a
cada 12 (doze) meses para cada segmento de mercado em que a obra seja efetivamente
veiculada.
.............................................................................................................................................................................
Art. 36 – A CONDECINE deverá ser recolhida à ANCINE, na
forma do regulamento:
I – na data do registro do título para os mercados de salas de
exibição e de vídeo doméstico em qualquer suporte,
e serviços de comunicação eletrônica de massa por
assinatura para as programadoras referidas no inciso XV do artigo 1º da
Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, em qualquer
suporte, conforme Anexo I;
II – na data do registro do título para o mercado de serviços
de radiodifusão de sons e imagens e outros mercados, conforme Anexo I;
III – na data do registro do título ou até o primeiro dia
útil seguinte à sua solicitação, para obra cinematográfica
ou videofonográfica publicitária brasileira, estrangeira ou estrangeira
adaptada para cada segmento de mercado, conforme Anexo I;
IV – na data do registro do título, para o mercado de serviços
de radiodifusão de sons e imagens e de comunicação eletrônica
de massa por assinatura, para obra cinematográfica e videofonográfica
nacional, conforme Anexo I;
V – na data do pagamento, crédito, emprego ou remessa das importâncias
referidas no parágrafo único do artigo 32;
VI – na data da concessão do certificado de classificação
indicativa, nos demais casos, conforme Anexo I.
.............................................................................................................................................................................
Art. 37 – ................................................................................................................................................................
§ 1º – A pessoa física ou jurídica que promover
a exibição, transmissão, difusão ou veiculação
de obra cinematográfica ou videofonográfica que não tenha
sido objeto do recolhimento da CONDECINE responde solidariamente por essa contribuição.
§ 2º – A solidariedade de que trata o § 1º não
se aplica à hipótese prevista no parágrafo único
do artigo 32.
Art. 38 – A administração da CONDECINE, inclusive as atividades
de arrecadação, tributação e fiscalização,
compete à:
I – Secretaria da Receita Federal, na hipótese do parágrafo
único do artigo 32;
II – ANCINE, nos demais casos.
Parágrafo único – Aplicam-se à CONDECINE, na hipótese
de que trata o inciso I do caput, as normas do Decreto nº 70.235, de 6
de março de 1972.
Art. 39 – São isentos da CONDECINE:
.............................................................................................................................................................................
III – as chamadas dos programas e a publicidade de obras cinematográficas
e videofonográficas veiculadas nos serviços de radiodifusão
de sons e imagens, nos serviços de comunicação eletrônica
de massa por assinatura e nos segmentos de mercado de salas de exibição
e de vídeo doméstico em qualquer suporte, bem como as versões
com diminuição do tempo de exibição ou substituição,
apenas, do objeto anunciado ou letreiros, as adaptações, as vinhetas
e as chamadas realizadas a partir de uma mesma obra cinematográfica ou
obra videofonográfica publicitária;
IV – as obras cinematográficas ou videofonográficas publicitárias
veiculadas em Municípios que totalizem um número de habitantes
a ser definido em regulamento;
.............................................................................................................................................................................
VI – as obras audiovisuais brasileiras, produzidas pelas empresas de serviços
de radiodifusão de sons e imagens e empresas de serviços de comunicação
eletrônica de massa por assinatura, para exibição no seu
próprio segmento de mercado ou quando transmitida por força de
lei ou regulamento em outro segmento de mercado, observado o disposto no parágrafo
único, exceto as obras audiovisuais publicitárias;
VII – o pagamento, o crédito, o emprego, a remessa ou a entrega
aos produtores, distribuidores ou intermediários no exterior, das importâncias
relativas a rendimentos decorrentes da exploração de obras cinematográficas
ou videofonográficas ou por sua aquisição ou importação
a preço fixo, bem como qualquer montante referente a aquisição
ou licenciamento de qualquer forma de direitos, referentes à programação,
conforme definição constante do inciso XV do artigo 1º;
VIII – obras cinematográficas e videofonográficas publicitárias
brasileiras de caráter beneficente, filantrópico e de propaganda
política;
IX – as obras cinematográficas e videofonográficas incluídas
na programação internacional de que trata o inciso XIV do artigo
1º, quanto à CONDECINE prevista no inciso I, alínea “d”
do artigo 33;
X – a CONDECINE de que trata o parágrafo único do artigo
32, referente à programação internacional, de que trata
o inciso XIV do artigo 1º, desde que a programadora beneficiária
desta isenção opte por aplicar o valor correspondente a 3% (três
por cento) do valor do pagamento, do crédito, do emprego, da remessa
ou da entrega aos produtores, distribuidores ou intermediários no exterior,
das importâncias relativas a rendimentos ou remuneração
decorrentes da exploração de obras cinematográficas ou
videofonográficas ou por sua aquisição ou importação
a preço fixo, bem como qualquer montante referente a aquisição
ou licenciamento de qualquer forma de direitos, em projetos de produção
de obras cinematográficas e videofonográficas brasileiras de longa,
média e curta metragens de produção independente, de co-produção
de obras cinematográficas e videofonográficas brasileiras de produção
independente, de telefilmes, minisséries, documentais, ficcionais, animações
e de programas de televisão de caráter educativo e cultural, brasileiros
de produção independente, aprovados pela ANCINE.
.............................................................................................................................................................................
§ 2º – Os valores correspondentes aos 3% (três por cento)
previstos no inciso IX deverão ser depositados na data do pagamento,
do crédito, do emprego, da remessa ou da entrega, aos produtores, distribuidores
ou intermediários no exterior, das importâncias relativas a rendimentos
decorrentes da exploração de obras cinematográficas e videofonográficas
ou por sua aquisição ou importação a preço
fixo, em conta de aplicação financeira especial no Banco do Brasil,
em nome do contribuinte.
§ 3º – Os valores não aplicados na forma do inciso IX,
após 270 (duzentos e setenta) dias de seu depósito na conta de
que trata o § 2º, destinar-se-ão à ANCINE, para aplicação
em programas e projetos de fomento à produção, distribuição
e exibição de obras cinematográficas e videofonográficas
de produção independente.
§ 4º – Os valores previstos no inciso IX não poderão
ser aplicados em obras audiovisuais de natureza publicitária.
§ 5º – A liberação dos valores depositados na
conta de aplicação financeira especial fica condicionada à
integralização de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) dos
recursos aprovados para a realização do projeto.
§ 6º – Os projetos produzidos com os recursos de que trata o
inciso IX poderão utilizar-se dos incentivos previstos na Lei nº
8.685, de 20 de julho de 1993, e na Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de
1991, limitado a 95% (noventa e cinco por cento) do total do orçamento
aprovado pela ANCINE para o projeto.
Art. 40 – Os valores da CONDECINE ficam reduzidos a:
.............................................................................................................................................................................
II – trinta por cento, quando se tratar de:
a) obras audiovisuais destinadas ao segmento de mercado de salas de exibição
que sejam exploradas com até 6 (seis) cópias;
.............................................................................................................................................................................
III – (revogado).
Art. 60 – ................................................................................................................................................................
§ 4º – Os veículos de comunicação que veicularem
cópia ou original de obra cinematográfica ou obra videofonográfica
publicitária, sem que conste na claquete de identificação
o número do respectivo registro do título, pagarão multa
correspondente a 3 (três) vezes o valor do contrato ou da veiculação.
.............................................................................................................................................................................
ANEXO I
Artigo 33, inciso I:
.............................................................................................................................................................................
d)
MERCADO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DE
MASSA POR ASSINATURA QUANDO SE TRATAR DE PROGRAMAÇÃO NACIONAL
DE QUE TRATA O INCISO XV DO ARTIGO 1º (exceto obra publicitária)
obra cinematográfica ou videofonográfica de até 15 minutos |
R$ 200,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica de duração superior a 15 minutos e até 50 minutos |
R$ 500,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica de duração superior a 50 minutos |
R$ 2.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica seriada (por capítulo ou episódio) |
R$ 450,00 |
Artigo 33, inciso II:
a) OBRA CINEMATOGRÁFICA OU VIDEOFONOGRÁFICA PUBLICITÁRIA
BRASILEIRA FILMADA NO EXTERIOR PARA EXIBIÇÃO EM CADA SEGMENTO
DE MERCADO
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior com pagamento simultâneo para todos os segmentos de mercado |
R$ 28.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior, para o mercado de serviços de radiodifusão de sons e imagens |
R$ 20.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior, para o mercado de serviços de comunicação eletrônica de massa por assinatura, quando incluída em programação nacional |
R$ 6.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior, para o mercado de vídeo doméstico, em qualquer suporte |
R$ 3.500,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior, para o mercado de salas de exibição |
R$ 3.500,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira filmada no exterior para outros segmentos de mercado |
R$ 500,00 |
b) OBRA CINEMATOGRÁFICA OU VIDEOFONOGRÁFICA PUBLICITÁRIA ESTRANGEIRA PARA EXIBIÇÃO EM CADA SEGMENTO DE MERCADO
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira com pagamento simultâneo para todos os segmentos de mercado |
R$ 84.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira para o mercado de serviços de radiodifusão de sons e imagens |
R$ 70.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira para o mercado de serviços de comunicação eletrônica de massa por assinatura, quando incluída em programação nacional |
R$ 10.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira para o mercado de vídeo doméstico, em qualquer suporte |
R$ 6.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira para o mercado de salas de exibição |
R$ 6.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira para outros segmentos de mercado |
R$ 1.000,00 |
c) OBRA CINEMATOGRÁFICA OU VIDEOFONOGRÁFICA PUBLICITÁRIA ESTRANGEIRA ADAPTADA PARA EXIBIÇÃO EM CADA SEGMENTO DE MERCADO
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada com pagamento simultâneo para todos os segmentos de mercado |
R$ 50.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada para o mercado de serviços de radiodifusão de sons e imagens |
R$ 45.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada para o mercado de serviços de comunicação eletrônica de massa por assinatura, quando incluída em programação nacional |
R$ 8.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada para o mercado de vídeo doméstico, em qualquer suporte |
R$ 5.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada para o mercado de salas de exibição |
R$ 5.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária estrangeira adaptada para outros segmentos de mercado |
R$ 800,00 |
d) OBRA CINEMATOGRÁFICA OU VIDEOFONOGRÁFICA PUBLICITÁRIA BRASILEIRA PARA EXIBIÇÃO EM CADA SEGMENTO DE MERCADO
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira com pagamento simultâneo para todos os segmentos de mercado |
R$ 1.500,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira, para o mercado de serviços de radiodifusão de sons e imagens |
R$ 1.000,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira, para o mercado de serviços de comunicação eletrônica de massa por assinatura, quando incluída em programação nacional |
R$ 500,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira, para o mercado de vídeo doméstico, em qualquer suporte |
R$ 300,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira, para o mercado de salas de exibição |
R$ 300,00 |
obra cinematográfica ou videofonográfica publicitária brasileira para outros segmentos de mercado |
R$ 100,00 |
NOTA: A Lei 10.454/2002, resulta do projeto de lei de conversão
da Medida Provisória 17, de 27-12-2001 (Informativo 53/2001).
Segundo o § 12 do artigo 62 da Constituição Federal, de 5-10-88
(DO-U de 5-10-88 – Suplemento Especial), alterado pela Emenda Constitucional
32, de 11-9-2001 (Informativo 37/2001), aprovado projeto de lei de conversão
alterando o texto original da medida provisória, esta manter-se-á
integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.
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