Trabalho e Previdência
MEDIDA
PROVISÓRIA 589, DE 13-11-2012
(DO-U DE 14-11-2012)
PARCELAMENTO
Débitos Previdenciários
Débitos previdenciários dos Estados e dos Municípios poderão ser parcelados junto à Fazenda Nacional
=> Neste ato podemos destacar:
os débitos de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios relativos à contribuição previdenciária das empresas e dos trabalhadores, de competências vencidas até 31-10-2012, inclusive 13º Salário, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ou objeto de parcelamento anterior, poderão ser pagos em parcelas a serem retidas no FPE Fundo de Participação dos Estados e no FPM Fundo de Participação dos Municípios e repassadas à União, no valor de 2% da média mensal da receita corrente líquida do Estado, do Distrito Federal ou do Município;
os débitos parcelados terão redução de 60% das multas de mora ou de ofício; de 25% dos juros de mora; e de 100% dos encargos legais;
os pedidos de parcelamento deverão ser efetuados até o dia 29-3-2013;
fica acrescido o artigo 32-B à Lei 8.212, de 24-7-91 (Portal COAD).
A
PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere
o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida provisória,
com força de lei:
Art. 1º Os débitos junto à Fazenda Nacional
de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e
de suas respectivas autarquias e fundações públicas, relativos
às contribuições sociais de que tratam as alíneas a
e c do parágrafo único do art. 11 da Lei nº 8.212,
de 24 de julho de 1991, e às respectivas obrigações acessórias,
provenientes de competências vencidas até 31 de outubro de 2012, inclusive
décimo terceiro salário, constituídos ou não, inscritos
ou não em dívida ativa da União, ainda que em fase de execução
fiscal já ajuizada, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior
não integralmente quitado, poderão ser pagos em parcelas a serem retidas
no respectivo Fundo de Participação dos Estados FPE e Fundo
de Participação dos Municípios FPM e repassadas à
União, no valor de dois por cento da média mensal da receita corrente
líquida do Estado, do Distrito Federal ou do Município.
Esclarecimento COAD: As alíneas a e c do parágrafo único do artigo 11 da Lei 8.212, de 24-7-91 (Portal COAD), estabelecem, respectivamente, que, dentre outras, constituem contribuições sociais as das empresas, incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos segurados a seu serviço e as dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salário de contribuição.
Parágrafo
único Os débitos parcelados terão redução de
sessenta por cento das multas de mora ou de ofício, de vinte e cinco por
cento dos juros de mora e de cem por cento dos encargos legais.
Art. 2º Para fins do disposto nesta Medida Provisória,
entende-se como receita corrente líquida aquela definida nos termos do
art. 2º da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.
Esclarecimento COAD: O artigo 2º da Lei Complementar 101/2000 (Portal COAD) dispõe que receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:
a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; do trabalhador e dos demais segurados da Previdência Social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Sócial, bem como para o PIS Programa de Integração Social e Pasep Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;
c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira relativas aos diversos regimes de previdência social.
§ 1º O percentual de dois por cento será aplicado sobre a média mensal da receita corrente líquida referente ao ano anterior ao do vencimento da parcela, publicada de acordo com o previsto nos arts. 52, 53 e 63 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
Esclarecimentos COAD: O artigo 52 da Lei Complementar 101/2000 dispõe que o relatório resumido da execução orçamentária abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, sendo composto de balanço orçamentário e demonstrativo da execução das receitas e despesas.
O artigo 53 da mesma Lei Complementar relaciona os demonstrativos que acompanharão o relatório resumido, a saber: apuração da receita corrente líquida; receitas e despesas previdenciárias; resultados nominal e primário, despesas com juros; e Restos a Pagar.
Já o artigo 63 faculta aos Municípios com população inferior a 50.0000 habitantes a opção de prazos para entrega dos relatórios e demonstrativos, conforme estabelecido pela referida Lei Complementar.
§ 2º Para fins de cálculo das parcelas mensais, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios obrigam-se a encaminhar à Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda, até o último dia útil do mês de fevereiro de cada ano, o demonstrativo de apuração da receita corrente líquida de que trata o inciso I do caput do art. 53 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
Esclarecimento COAD: O inciso I do caput do artigo 53 da Lei Complementar 101/2000 determina que acompanharão o relatório resumido demonstrativos relativos à apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.
§ 3º
Às parcelas com vencimento em janeiro, fevereiro e março de
cada ano serão aplicados os limites utilizados no ano anterior, nos termos
do § 1º.
§ 4º As informações de que trata o § 2º,
prestadas pelo ente político, poderão ser revistas de ofício.
Art. 3º A adesão ao parcelamento de que trata
esta Medida Provisória implica autorização pelo Estado, pelo
Distrito Federal ou pelo Município para a retenção, no FPE ou
no FPM, e repasse à União do valor correspondente às obrigações
previdenciárias correntes dos meses anteriores ao do recebimento do respectivo
Fundo de Participação, no caso de não pagamento no vencimento.
§ 1º A retenção e o repasse serão efetuados
a partir do mês seguinte ao vencimento da obrigação previdenciária
não paga, com a incidência dos encargos legais devidos até a
data da retenção.
§ 2º Na hipótese de não apresentação
da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e de Informações
à Previdência Social GFIP no prazo legal, o valor a ser retido
nos termos do § 1º corresponderá à média das últimas
doze competências recolhidas ou devidas, sem prejuízo da cobrança,
da restituição ou da compensação de eventuais diferenças.
§ 3º A retenção e o repasse do FPE ou do FPM
serão efetuados obedecendo-se à seguinte ordem de preferência:
I as obrigações correntes não pagas no vencimento;
II as prestações do parcelamento de que trata esta Medida Provisória;
e
III as prestações dos demais parcelamentos que tenham essa
previsão.
§ 4º Na hipótese de o FPE ou o FPM não ser suficiente
para retenção do somatório dos valores correspondentes às
obrigações devidas na forma do § 3º, o valor da diferença
não retida deverá ser recolhido por meio de Guia da Previdência
Social GPS.
Art. 4º O deferimento do pedido de parcelamento
de que trata esta Medida Provisória fica condicionado à apresentação,
pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Município, na data da formalização
do pedido, do demonstrativo referente à apuração da receita corrente
líquida do ano-calendário anterior ao da publicação desta
Medida Provisória.
Art. 5º As prestações do parcelamento
de que trata esta Medida Provisória serão exigíveis mensalmente,
a partir do último dia útil do segundo mês subsequente ao mês
do seu pedido.
Art. 6º O parcelamento de que trata esta Medida
Provisória será rescindido nas seguintes hipóteses:
I falta de recolhimento de diferença não retida no FPE ou no
FPM por três meses, consecutivos ou alternados;
II inadimplência de débitos referente aos tributos abrangidos
pelo parcelamento com competência igual ou posterior a novembro de 2012,
por três meses consecutivos ou alternados;
III constatação, caracterizada por lançamento de ofício,
de diferença de débito correspondente à obrigação previdenciária
abrangida pelo parcelamento de que trata esta Medida Provisória, salvo
se integralmente pago no prazo de trinta dias, contado da ciência do lançamento
ou da decisão definitiva na esfera administrativa ou judicial; ou
IV falta de apresentação das informações relativas
ao demonstrativo de apuração da receita corrente líquida referido
no § 2º do art. 2º.
Parágrafo único A critério do ente político, a diferença
de que trata o inciso III do caput poderá ser incluída no parcelamento
de que trata esta Medida Provisória.
Art. 7º Enquanto estiver vinculado ao parcelamento
de que trata esta Medida Provisória, o ente político não poderá
se beneficiar de outro parcelamento de débitos que se refira aos mesmos
tributos incluídos neste parcelamento, relativo a competências a partir
de novembro de 2012.
Art. 8º Os pedidos de parcelamento deverão
ser efetuados até o dia 29 de março de 2013.
Parágrafo único A existência de outras modalidades de
parcelamento em curso não impede a concessão do parcelamento de que
trata esta Medida Provisória.
Art. 9º Ao parcelamento de que trata esta Medida
Provisória aplica-se, no que couber, o disposto nos arts. 12, 13 e 14-B
da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002.
Remissão COAD: Lei 10.522/2002 (Portal COAD)
Art. 12. O pedido de parcelamento deferido constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência do crédito tributário, podendo a exatidão dos valores parcelados ser objeto de verificação.
..........................................................................................................................
Art. 13 O valor de cada prestação mensal, por ocasião do pagamento, será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia SELIC para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.
..........................................................................................................................
Art. 14-B Implicará imediata rescisão do parcelamento e remessa do débito para inscrição em Dívida Ativa da União ou prosseguimento da execução, conforme o caso, a falta de pagamento:
I de 3 (três) parcelas, consecutivas ou não; ou
II de 1 (uma) parcela, estando pagas todas as demais.
Art.
10 A Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério
da Fazenda e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no âmbito de suas
respectivas competências, editarão os atos necessários à
execução do parcelamento de que trata esta Medida Provisória.
Art. 11 A Lei nº 8.212, de 1991, passa a vigorar
com as seguintes alterações:
Art. 32-B Os órgãos da administração direta,
autarquias, fundações e empresas públicas da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cujas Normas Gerais de Direito
Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos estão
definidas pela Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, e pela Lei
Complementar nº 101, de 2000, ficam obrigados, na forma estabelecida
pela Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda,
a apresentar:
I a contabilidade entregue ao Tribunal de Controle Externo; e
II a folha de pagamento.
Parágrafo único As informações de que trata o caput
deverão ser apresentadas até o dia 30 de abril do ano seguinte ao
encerramento do exercício." (NR)
Art. 12 Esta Medida Provisória entra em vigor na
data de sua publicação. (Dilma Rousseff; Guido Mantega)
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