Legislação Comercial
RESOLUÇÃO
839 CFC, DE 26-2-99
(DO-U DE 11-3-99)
OUTROS
ASSUNTOS FEDERAIS
CONTABILIDADE
Normas Brasileiras
Aprova a Interpretação Técnica NBC T 11-IT 04 Transações e Eventos Subseqüentes.
O
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições
legais e regimentais;
Considerando que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações
Técnicas constituem corpo de doutrina contábil que estabelece regras
de procedimentos técnicos a serem observadas quando da realização
de trabalhos;
Considerando que a constante evolução e a crescente importância
da auditoria que exige atualização e aprimoramento das normas endereçadas
a sua regência, de modo a manter permanente justaposição e ajustamento
entre o trabalho a ser realizado e o modo ou processo dessa realização;
Considerando que a forma adotada de fazer uso de trabalhos de Instituições
com as quais o Conselho Federal de Contabilidade mantém relações
regulares e oficiais, está de acordo com as diretrizes constantes dessas
relações;
Considerando o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras
de Contabilidade, instituído pelas Portarias CFC nºs 13,
25, 26, 27, 30, 34, 42, 43 e 44/98;
Considerando que o Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras de Contabilidade,
atendendo ao que está disposto no artigo 3º da Resolução
CFC nº 751, de 29 de dezembro de 1993, elaborou a Interpretação
Técnica em epígrafe para explicitar o item 11.2.13 da NBC T 11
Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis,
aprovada pela Resolução CFC nº 820, de 17 de dezembro de
1997;
Considerando que por se tratar de atribuição que, para adequado desempenho,
deve ser empreendido pelo Conselho Federal de Contabilidade em regime de franca,
real e aberta cooperação com o Banco Central do Brasil, a Comissão
de Valores Mobiliários, o Instituto Brasileiro de Contadores, o Ministério
da Educação e do Desporto, a Secretaria Federal de Controle, a Secretaria
da Receita Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Superintendência
de Seguros Privados, RESOLVE:
Art. 1º Aprovar a Interpretação Técnica, assim discriminada:
NBC T 11 IT 04 Transações e Eventos Subseqüentes.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor a partir da data
de sua publicação. (José Serafim Abrantes Presidente do
Conselho)
ANEXO
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 IT 04
TRANSAÇÕES E EVENTOS SUBSEQÜENTES
Esta Interpretação Técnica (IT) visa a explicitar o item 11.2.13,
correspondente a Transações e Eventos Subseqüentes da NBC T 11
Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.1
CONSIDERAÇÕES GERAIS
1. A identificação de transações e eventos subseqüentes
que proporcionam evidência adicional de condições que existiam
no fim do período auditado requer o exercício do julgamento profissional
e o conhecimento dos fatos e circunstâncias. Exemplos destas situações
são:
a) perda em contas a receber decorrente da falência do devedor; e
b) pagamento ou sentença judicial.
2. Exemplos de transações e eventos subseqüentes, havidos entre
a data de término do exercício social e até após a data
da divulgação das demonstrações contábeis, são:
a) aporte de novos recursos, inclusive como aumento de capital;
b) compra de nova subsidiária ou de participação adicional relevante
em investimento anterior;
c) destruição de estoques ou estabelecimento em decorrência de
sinistro; e
d) alteração do controle societário.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA SOBRE TRANSAÇÕES E EVENTOS OCORRIDOS ENTRE
A DATA DO TÉRMINO DO EXERCÍCIO SOCIAL E A DE EMISSÃO DO PARECER.
3. O período entre a data do término do exercício social e a
de emissão do parecer é denominado período subseqüente,
e o auditor deve considerá-lo parte normal da auditoria. O auditor deve
planejar e executar procedimentos para obter evidência de auditoria suficiente
e apropriada de que todas as transações e eventos ocorridos no período,
e que podem requerer ajuste nas demonstrações contábeis e suas
notas explicativas, foram identificados. Esses procedimentos são adicionais
àqueles normalmente aplicados a transações específicas ocorridas
após o fim do período, com o objetivo de obter evidência de auditoria
quanto a saldos de contas no fim dele, como, por exemplo, o teste do corte de
estoques e pagamentos a credores. Entretanto, não se exige que o auditor
proceda a uma revisão contínua de todos os assuntos que foram objeto
de procedimentos anteriores.
4. Os procedimentos para identificar transações e eventos que podem
requerer ajuste ou divulgação nas demonstrações contábeis
devem ser executados tão próximo da data do parecer do auditor quanto
for praticável, e normalmente incluem o seguinte:
a) revisão dos procedimentos que a administração estabeleceu
para assegurar que eventos subseqüentes sejam identificados;
b) leitura de atas de assembléia de acionistas ou quotistas, de reunião
dos conselhos de administração e fiscal, da diretoria, bem como de
comitês executivos e de auditoria, realizadas após o fim do período,
e indagação sobre assuntos discutidos nas reuniões e para os
quais ainda não se dispõe de atas;
c) leitura das demonstrações contábeis intermediárias posteriores
àquelas auditadas e, à medida que for considerado necessário
e apropriado, dos orçamentos, previsões de fluxo de caixa e de outros
relatórios contábeis; comparação dessas informações
com as constantes nas demonstrações contábeis auditadas, na extensão
considerada necessária nas circunstâncias. Nesse caso, o auditor deve
indagar da administração se as informações mais recentes
foram elaboradas nas mesmas bases utilizadas nas demonstrações contábeis
auditadas;
d) indagação ou ampliação das indagações anteriores,
escritas ou verbais, aos advogados da entidade a respeito de litígios e
reclamações; e
e) indagação à administração sobre se ocorreu qualquer
evento subseqüente que possa afetar as demonstrações contábeis
e obtenção, da parte dela, de carta de responsabilidade, com a mesma
data do parecer do auditor. Os exemplos de assuntos a serem indagados incluem:
1) situação atual de itens contabilizados com base em dados preliminares
ou não conclusivos;
2) assunção de novos compromissos, empréstimos ou garantias concedidas;
3) vendas de ativos;
4) emissão de debêntures ou ações novas ou acordo de fusão,
incorporação, cisão ou liquidação de atividades, ainda
que parcialmente;
5) destruição de ativos, por exemplo, por fogo ou inundação;
6) desapropriação por parte do governo;
7) evolução subseqüente de contingências e assuntos de maior
risco de auditoria;
8) ajustes contábeis inusitados; e
9) ocorrência ou probabilidade de ocorrência de eventos que ponham
em dúvida a adequação das práticas contábeis usadas
nas demonstrações contábeis, como na hipótese de dúvida
sobre a continuidade normal das atividades da entidade.
5. Quando uma controlada ou coligada, ou mesmo uma divisão ou filial, for
auditada por outro auditor, o auditor da entidade principal deve considerar
os procedimentos do outro auditor sobre eventos após o fim do período
e a necessidade de informá-lo sobre a data planejada de emissão de
seu parecer.
6. Quando tomar conhecimento de eventos que afetam de maneira relevante as demonstrações
contábeis, o auditor deve verificar se eles foram apropriadamente contabilizados
e adequadamente divulgados nas demonstrações contábeis. Quando
tais eventos não receberam o tratamento adequado nas demonstrações
contábeis, o auditor deve discutir com a administração a adoção
das providências necessárias para corrigir tal situação.
Caso a administração decida não tomar as providências necessárias,
o auditor deve emitir seu parecer com ressalva ou adverso.
TRANSAÇÕES E EVENTOS OCORRIDOS APÓS O TÉRMINO DO TRABALHO
DE CAMPO, COM A CONSEQÜENTE EMISSÃO DO PARECER, E A DATA DA DIVULGAÇÃO
DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
7. O auditor não é responsável pela execução de procedimentos
ou indagações sobre as demonstrações contábeis após
a data do seu parecer. Durante o período entre as datas do parecer do auditor
e a de divulgação das demonstrações contábeis, a administração
é responsável por informar ao auditor fatos que possam afetar as demonstrações
contábeis.
8. Quando, após a data do parecer do auditor, mas antes da divulgação
das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de
um fato que possa afetar de maneira relevante as demonstrações contábeis,
ele deve decidir se elas devem ser ajustadas, discutir o assunto com a administração
e tomar as medidas apropriadas às circunstâncias.
9. Quando a administração alterar as demonstrações contábeis,
o auditor deve executar os procedimentos necessários nas circunstâncias
e fornecer a ela um novo parecer sobre as demonstrações contábeis
ajustadas. A data do novo parecer do auditor não deve ser anterior àquela
em que as demonstrações ajustadas foram assinadas ou aprovadas pela
administração, e, conseqüentemente, os procedimentos mencionados
nos itens anteriores devem ser estendidos até a data do novo parecer do
auditor. Contudo, o auditor pode decidir por emitir seu parecer com dupla data,
como explicado na Interpretação Técnica NBC T 11 IT
05 Parecer dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações
Contábeis.
10. Quando a administração não alterar as demonstrações
contábeis nos casos em que o auditor decidir pela necessidade de sua alteração
e o seu parecer não tiver sido liberado para a entidade, ele deve revisá-lo
e, se for o caso, expressar opinião com ressalva ou adversa.
11. Quando o parecer do auditor tiver sido entregue à administração,
o auditor deve solicitar a esta que não divulgue as demonstrações
contábeis e o respectivo parecer. Se as demonstrações contábeis
forem posteriormente divulgadas, o auditor deve avaliar a adoção de
medidas a serem tomadas em função dos seus direitos e obrigações
legais. Entre essas medidas inclui-se, como mínimo, comunicação
formal à administração no sentido de que o parecer anteriormente
emitido não mais deve ser associado às demonstrações contábeis
não retificadas; a necessidade de comunicação aos órgãos
reguladores dependerá das normas aplicáveis em cada caso.
TRANSAÇÕES E EVENTOS OCORRIDOS APÓS A DIVULGAÇÃO DAS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
12. Após a divulgação das demonstrações contábeis,
o auditor não tem responsabilidade de fazer qualquer indagação
sobre essas demonstrações.
13. Quando, após a divulgação das demonstrações contábeis,
o auditor tomar conhecimento de fato anterior à data do seu parecer e que,
se fosse conhecido naquela data, poderia tê-lo levado a emitir o documento
com conteúdo diverso do que foi, o auditor deve decidir se as demonstrações
contábeis precisam de revisão, discutir o assunto com a administração
e tomar as medidas apropriadas às circunstâncias.
14. Quando a administração alterar as demonstrações contábeis
divulgadas, o auditor deve:
a) executar os procedimentos de auditoria necessários às circunstâncias;
b) revisar as medidas tomadas pela administração para assegurar que
qualquer pessoa que tenha recebido as demonstrações contábeis
anteriormente emitidas, juntamente com o respectivo parecer do auditor, seja
informada da situação; e
c) emitir um novo parecer sobre as demonstrações contábeis alteradas,
indicando em parágrafo, após o de opinião, os motivos da remissão
desse parecer com referência à nota das demonstrações contábeis
que esclarece a alteração efetuada nas demonstrações contábeis.
Neste caso, são aplicáveis as considerações sobre a data
do novo parecer mencionadas no § 12 anterior.
15. Quando a administração não tomar as medidas necessárias
para assegurar que qualquer pessoa que tenha recebido as demonstrações
contábeis anteriormente divulgadas, juntamente com o correspondente parecer
do auditor, seja informada da situação, e quando a administração
não alterar as demonstrações contábeis nas circunstâncias
em que o auditor considera necessária sua alteração, ele deve
informar à administração que poderá tomar medidas para impedir
que seu parecer seja utilizado por terceiros, resguardando, assim, seus direitos
e obrigações legais. Entre essas medidas inclui-se, como mínimo,
comunicação formal à administração de que o parecer
anteriormente emitido não mais deve ser associado às demonstrações
contábeis não retificadas. A necessidade de comunicação
aos órgãos reguladores dependerá das normas aplicáveis em
cada caso.
16. Em certas situações, o auditor pode julgar desnecessárias
a alteração das demonstrações contábeis e a emissão
de novo parecer; assim, por exemplo, quando estiver iminente a emissão
das demonstrações contábeis relativas ao período seguinte,
desde que elas contemplem os necessários ajustes e/ou contenham as informações
normalmente divulgadas.
OFERTA DE VALORES MOBILIÁRIOS AO PÚBLICO
17. Nos casos que envolvem a oferta de valores mobiliários ao público,
o auditor deve considerar qualquer exigência legal e atinente a ele aplicável
em todas as jurisdições em que os valores mobiliários estiverem
sendo oferecidos. Por exemplo, o auditor pode ser obrigado a executar procedimentos
de auditoria adicionais até a data do documento de oferta final, que normalmente
devem incluir a execução dos procedimentos mencionados no item 7 até
a data, ou próximo da data efetiva, do documento final de oferta. Também
devem incluir a leitura do documento de oferta para avaliar se outras informações
nele contidas se harmonizam com as informações contábeis com
que o autor estiver relacionado.
1 Revisadas em dezembro de 1997.
REMISSÃO:
RESOLUÇÃO 820 CFC, DE 17-12-97 (INFORMATIVO 03/98)
11.2.13. Transações e Eventos Subseqüentes
11.2.13.1. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação
aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que
possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação
de informações nas notas explicativas.
11.2.13.2. O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de
transações e eventos subseqüentes relevante ao exame das demonstrações
contábeis, mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase,
quando não ajustadas ou reveladas adequadamente.
11.2.13.3. O auditor deverá considerar três situações de
eventos subseqüentes:
a) os ocorridos entre a data do término do exercício social e a data
da emissão do parecer;
b) os ocorridos depois do término do trabalho de campo, com a conseqüente
emissão do parecer e a data da divulgação das demonstrações
contábeis; e
c) os ocorridos após a divulgação das demonstrações
contábeis.
11.2.13.4. Para ter condições de formar opinião sobre as demonstrações
contábeis, considerando os efeitos relevantes das transações
e eventos subseqüentes ao encerramento do exercício social, o auditor
deve considerar:
a) os procedimentos da administração para que os eventos sejam divulgados;
b) os atos e fatos administrativos registrados em atas de reuniões de acionistas,
administradores e outros órgãos estatutários;
c) os informes, de qualquer espécie, divulgados pela entidade;
d) a situação de contingências conhecidas e reveladas pela administração
e pelos advogados da entidade; e
e) a existência de eventos, não revelados pela administração
nas demonstrações contábeis, que tenham efeitos relevantes sobre
as mesmas.
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