x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Amazonas

Estado dispõe sobre a dação em pagamento

Lei 4640/2018

Esta Lei disciplina a dação em pagamento em bem imóvel como modalidade de extinção do crédito tributário.

30/07/2018 15:58:43

LEI 4.640, DE 24-7-2018
(DO-AM DE 24-7-2018)

DÉBITO FISCAL - Extinção

Estado dispõe sobre a dação em pagamento
Esta Lei disciplina a dação em pagamento em bem imóvel como modalidade de extinção do crédito tributário.


O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS
FAÇO SABER a todos os habitantes que a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA decretou e eu sanciono a presente
LEI:
Art. 1.º Esta Lei dispõe acerca da dação em pagamento em bem imóvel como modalidade de extinção do crédito tributário, regulamentando o disposto no artigo 156, XI, da Lei n° 5.172, de 25 de outubro de 1966-Código Tributário Nacional, no âmbito do Estado do Amazonas.
Art. 2.º A extinção, parcial ou integral do crédito tributário, inscrito em dívida ativa estadual, mediante dação em pagamento em bem móvel, deve efetiva-se na forma e nas condições estabelecidas nesta Lei e seu regulamento, atendidos, ainda, os seguintes requisitos:
I – a aceitação do imóvel oferecido pelo devedor em dação em pagamento deve ser:
a) norteada pelo interesse público e pela conveniência administrativa, devidamente justificados;
b) subordinada à expressa aquiescência da Chefia do Executivo Estadual ou na da autoridade administrativa competente, por delegação;
II – o imóvel, objeto da dação em pagamento, deve ser localizado no estado do Amazonas e:
a) estar devidamente matriculado no Cartório de Registro de Imóveis, livre e desembaraçado de quaisquer ônus ou dívidas, excluídas apenas as relativas ao crédito tributário, objeto do pagamento;
b) estar apto à imediata imissão de posse pelo Estado;
c) ser previamente avaliado, pelo órgão estadual com esta competência ou por pessoa física ou jurídica por ele credenciado;
d) ter valor equivalente ou menor do que o montante do crédito tributário cuja extinção é pretendida.
§ 1º Poderá ser aceito imóvel avaliado em patamar superior ao montante devido título de crédito tributário, desde que o devedor renuncie o valor excedente.
§ 2º Na determinação do interesse público e da conveniência administrativa na aceitação do imóvel oferecido em dação em pagamento, devem ser considerados, dentre outros, os seguintes fatores:
I – utilidade do bem imóvel para:
a) oferecimento em dação em pagamento de débito do Estado, nos termos da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993;
b) o serviço público estadual da administração direta ou indireta;
II – viabilidade econômica, em face de custos estimados para sua adaptação ao uso público ou para alienação do mesmo.
§ 3º Para efeito do disposto da alínea “d” do inciso II do caput deste artigo, devem ser considerados os valores do bem imóvel avaliado e do crédito tributário apurado, levando-se em conta a mesma data, assim entendida como a da avaliação do objeto da dação.
§ 4º Se da operação prevista no § 3° resultar crédito tributário remanescente, este deve ser cobrado nos próprios autos da execução fiscal, caso ajuizada, e se não houver ação ou execução em curso, esta deve ser proposta pelo valor do saldo apurado,
§ 5.º Caso o crédito que se pretenda extinguir seja objeto de discussão judicial, a dação em pagamento somente produzirá efeitos após a desistência da referida ação pelo devedor ou corresponsável e a renúncia do direito sobre o qual se funda a ação, devendo o devedor ou corresponsável arcar com o pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios.
Art. 3º A dação em pagamento produz efeitos plenos após o seu registro no Cartório de Registro de Imóveis, momento em que se considera extinto o crédito tributário, até o limite do valor da avaliação do Imóvel, devendo ser providenciada a baixa da inscrição em Dívida Ativa, observado o disposto no § 4° do artigo 2°.
Parágrafo único. A representação do Estado nos atos notariais e registrais dos imóveis oferecidos à dação em pagamento competem privativamente à Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, que deverá se pronunciar nos autos acerca da regularidade do requerimento.
Art. 4.º Eventuais despesas e tributos relativos à transferência de imóvel dado em pagamento, se devidos, assim como as despesas decorrentes da avaliação do imóvel, se houver , devem ser suportados pelo devedor.
Parágrafo único. É, também, de responsabilidade do devedor da obrigação tributária o pagamento de eventuais custas judiciais, honorários advocatícios e periciais, devidos nos processos referentes a créditos tributários ajuizados, objeto do pedido de dação em pagamento.
Art. 5.º Os imóveis recebidos em dação em pagamento possam a integrar o patrimônio do estado sob o regime de disponibilidade plena e absoluta, como bens dominicais, devendo ser cadastrados pelo órgão competente responsável pelo cadastro de bens públicos imóveis estaduais.
Art. 6.º O Poder Executivo poderá alienar, a título oneroso, os bens recebidos em dação em pagamento, na forma e requisitos constantes na Lei n° 2.754/2002.
Parágrafo único. O Poder Executivo enviará ao Poder legislativo, no prazo de 30 (trinta) dias, a relação de imóveis que foram aceitos para extinção do crédito tributário.
Art. 7.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
AMAZONINO ARMANDO MENDES
Governador do Estado
ARTHUR CÉSAR ZAHLUTH LINS
Secretário de Estado Chefe da Casa Civil
PAULO JOSÉ GOMES DE CARVALHO
Procurador Geral do Estado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.