x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Trabalho e Previdência

Lei Estadual obriga uso de colete de sinalização por condutores de veículos de passageiros

Lei -RJ 8179/2018

03/12/2018 14:33:01

LEI 8.179-RJ, DE 30-11-2018
(DO-RJ DE 3-12-2018)

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO – Equipamento de Proteção Individual

Lei Estadual obriga uso de colete de sinalização por condutores de veículos de passageiros
Por meio do referido Ato, foi determinado que os automóveis e veículos automotores de transporte de passageiros do Estado do Rio de Janeiro tenham como item de segurança de uso obrigatório o colete de sinalização refletivo. O colete de sinalização será utilizado em situações de emergência e deverá ser fornecido pelo empregador no caso de empregados que conduzam veículos automotores de transporte de passageiros. Conforme definição do Código de Trânsito Brasileiro, veículos automotores são, dentre outros: o automóvel, o microônibus, a motocicleta e o ônibus. 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

Art. 1° Os automóveis e veículos automotores de transporte de passageiros deverão ter entre seus equipamentos de segurança de uso obrigatório, colete de sinalização refletivo, para utilização em situações de emergência.

§ 1° Para fins de que trata esta Lei entende-se por colete de sinalização refletivo, a vestimenta tipo manta, confeccionada com material retro refletivos, impermeável, nas cores laranja ou verde, com faixa adicional na cintura para regulagem, utilizado para sinalização e segurança do motorista, facilitando a visualização de sua presença nas vias públicas.

§ 2º Em caso de condutores de veículos automotores de transporte de passageiros, fica o empregador obrigado a fornecer o colete de sinalização refletivo.

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado a realizar campanhas educativas para segurança no trânsito informando aos motoristas e aos ciclistas a importância do colete refletivo como item de segurança, principalmente à noite e em dias chuvosos.

Art. 3° O Poder Executivo, através do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro - DETRAN/RJ, editará os atos necessários para o cumprimento desta Lei.

Art. 4° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 2018.

DEPUTADO ANDRÉ CELICIANO
2º Vice-Presidente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.