x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Goiás

Goiânia dispõe sobre a cassação do alvará de postos de combustíveis

Lei 10327/2019

19/03/2019 09:57:24

LEI 10.327, DE 15-3-2019
(DO-GOIÂNIA DE 18-3-2019)

ALVARÁ - Cassação - Município de Goiânia

Goiânia dispõe sobre a cassação do alvará de postos de combustíveis
O posto de combustível que participar de formação de cartel terá o alvará de funcionamento imediatamente cassado. Os proprietários e seus sócios que tiverem contribuído para a referida infração, ficarão impedidos de atuar e constituir novas empresas no respectivo setor de atuação por 5 anos.

A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º A empresa/estabelecimento de revenda de combustíveis e derivados de petróleo instalada no Município de Goiânia que participar da formação de cartel deverá ser submetida a procedimento de cassação imediata de seu Alvará de Funcionamento.
§ 1º A penalidade de cassação do Alvará de Funcionamento prevista no caput deverá ser aplicada àquelas empresas/estabelecimentos de revenda de combustíveis e derivados de petróleo que praticarem as seguintes condutas, além daquelas previstas no art. 36, da Lei Federal nº 12.529, de 30 de novembro de 2011:
a) praticar qualquer ato que tenha por objeto ou efeito limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa;
b) realizar acordos explícitos ou tácitos em torno de itens como preços, quotas de produção e distribuição e divisão territorial, na tentativa de aumentar preços e lucros conjuntamente;
c) acordar, combinar, manipular ou ajustar com concorrente, sob qualquer forma, os preços de bens ou serviços ofertados individualmente;
d) promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou concertada com algum de seus concorrentes;
e) fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre o preço dos produtos comercializados de forma organizada, uniforme ou concertada com algum de seus concorrentes;
f) valer-se de sindicatos e associações de postos de revenda para fins de buscar auxílio na uniformização ou coordenação das condutas comerciais com os seus concorrentes;
g) elevar sem justa causa, uniforme ou concertada, o preço de produtos, conjunta ou isoladamente, de forma a direcionar o consumo para um determinado produto.
§ 2º Constatada a infração nos termos do caput, o poder público deverá determinar a instauração de processo administrativo para fins de cassar o Alvará de Funcionamento.
§ 3º A instauração de processo administrativo deverá ser determinada no caso de constatação de infração aos dispositivos da presente Lei, o que se verificará nos seguintes casos:
a) ajuizamento de ação civil pública ou outro tipo de medida jurídica que tenha relação com a prática das infrações descritas na presente Lei;
b) instauração de processo administrativo por qualquer dos órgãos de defesa do consumidor;
c) instauração de procedimento pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade;
d) instauração de procedimento no âmbito do Ministério da Justiça;
e) sentença judicial condenatória, independente de trânsito em julgado.
Art. 2° A cassação do Alvará de Funcionamento deverá ser amparada por sentença condenatória ou decisão administrativa definitiva em que reste configurada a prática de infração prevista na presente Lei.
Art. 3° A sociedade empresária, estabelecimento e seus sócios que tiverem contribuído para a prática da infração prevista na presente Lei deverão ser impedidos de obter novo Alvará de Funcionamento para o mesmo ramo de atividade, pelo período de 05 (cinco) anos.
Art. 4° Após a cassação do Alvará de Funcionamento, a Prefeitura Municipal de Goiânia, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, deverá remeter cópia de todo o procedimento ao Ministério Público Estadual, Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Ministério da Justiça e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, para que estes possam tomar todas as providências que lhe são atribuídas.
Art. 5° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

IRIS REZENDE
Prefeito de Goiânia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.