x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

IPI/Importação e Exportação

Alterados procedimentos relativos às operações de comércio exterior

Portaria SECEX 52/2018

01/10/2018 09:14:28

PORTARIA 52 SECEX, DE 28-9-2018
(DO-U DE 1-10-2018)

NORMA ADMNISTRATIVA - Alteração

Alterados procedimentos relativos às operações de comércio exterior
Este Ato promove diversas alterações na Portaria 23 Secex, de 14-7-2011, dentre as quais destacamos a que estabelece que a Certidão Negativa de Débitos ou a Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa devem ser apresentadas para os atos de concessão ou de alteração de drawback em todas suas modalidades.


O SECRETÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 18, incisos I e V, do Anexo I do Decreto nº 9.260, de 29 de dezembro de 2017 e
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 52100.101305/2018-41, resolve:
Art. 1º A Portaria SECEX nº 23, de 14 de julho de 2011, publicada no D.O.U. de 19 de julho de 2011, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 48. .......................................................................
§ 1º O projeto deverá estar acompanhado de via original ou cópia de documento que identifique o signatário como representante legal da empresa junto ao DECEX, bem como cópia do Ato Constitutivo e alterações posteriores da empresa interessada e deverá ser encaminhado na forma determinada pelo art. 257.
........................................................................... (NR)"
"Art. 58. .......................................................................
I - cópias do Registro e do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS) do importador, emitidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);
III - cópia dos atos constitutivos, inclusive alterações, da entidade importadora;
........................................................................... (NR)"
"Art. 83. .......................................................................
§ 4º Para solicitar a habilitação, a empresa deve possuir Certidão Negativa de Débitos - CND ou Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa - CPD-EN válida, a que se refere o art. 18 da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013. (NR)"
"Art. 87. .......................................................................
§ 5º Para solicitar a habilitação, a empresa deve possuir Certidão Negativa de Débitos - CND ou Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa - CPD-EN válida, a que se refere o art. 18 da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013. (NR)"
"Art. 94. ......................................................................
§ 5º Para solicitar a alteração do Ato Concessório a empresa deve possuir Certidão Negativa de Débitos - CND ou Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa - CPD-EN válida, a que se refere o art. 18 da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013. (NR)"
"Art. 167. ....................................................................
II - cópia do relatório expedido pela companhia seguradora.
........................................................................... (NR)"
"Art. 168. .....................................................................
II - cópia do relatório expedido pela companhia seguradora.
........................................................................... (NR)"
"Art. 175. ....................................................................
Parágrafo único. Futuras solicitações do detentor de ato inadimplido ou baixado por qualquer das hipóteses do §1º do art. 174 poderão ficar condicionadas à existência de Certidão Negativa de Débitos - CND ou de Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa - CPD-EN válida, a que se refere o art. 18 da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013. (NR)"
"Art. 250. As solicitações de Certificado de Registro Especial deverão ser encaminhadas por meio eletrônico ao endereço [email protected], contendo a informação da denominação social da empresa, número de inscrição no CNPJ, endereço, telefone e fax, indicando, também, os estabelecimentos que irão operar como empresa comercial exportadora, devidamente acompanhada, para cada estabelecimento, dos seguintes documentos:
I - cópias:
.....................................................................................
III - cópias dos extratos das atas de assembleia publicados em jornal de órgão oficial e cópias das atas das assembleias
.....................................................................................
§ 1º Caso o capital mínimo realizado exigido pelo inciso I do artigo 248 desta Portaria não conste no estatuto da companhia, esta deverá apresentar cópias do extrato de ata de assembleia publicado em jornal de órgão oficial e cópia da ata de assembleia em que for apresentado o balanço patrimonial contendo o capital social realizado.
§ 2º A solicitação a que se refere o caput deverá ser assinada:
I - pelo representante legal da empresa, devidamente identificado no estatuto social ou na ata da assembleia na qual tenha sido eleita a diretoria; ou
II - por mandatário constituído por procuração pública ou particular, cuja cópia deve ser apresentada.
§ 3º A empresa que solicite o registro especial deverá possuir certidões negativas ou positivas com efeito de negativas de débitos fiscais relativos aos tributos federais e à dívida ativa da União." (NR)
"ANEXO VII
DRAWBACK - FORNECIMENTO NO MERCADO
INTERNO LICITAÇÃO INTERNACIONAL
.....................................................................................
"Art. 8º Para fins de comprovação do cumprimento do ato concessório de drawback, após a entrega do produto, a empresa industrial vencedora da licitação ou aquela por ela subcontratada deverá remeter ao DECEX cópia da 1ª via da nota fiscal - via do destinatário - acompanhada de declaração original, firmada pela contratante e datada, do recebimento em boa ordem do produto objeto da nota fiscal.
........................................................................... (NR)"
Art. 2º Ficam revogados os seguintes dispositivos:
I - inciso II do art. 83;
II - inciso II do art. 87;
III - inciso III do art. 94;
IV - inciso IV do art. 250.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RENATO AGOSTINHO DA SILVA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.