x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Simples/IR/Pis-Cofins

Alterada IN que estabelece as regras para informação de operações com criptoativos à RFB

Instrução Normativa RFB 1899/2019

11/07/2019 08:42:23

INSTRUÇÃO NORMATIVA 1.899 RFB, DE 10-7-2019
(DO-U DE 11-7-2019)


MOEDAS VIRTUAIS – Informações à RFB

Alterada IN que estabelece as regras para informação de operações com criptoativos à RFB
Esta Instrução Normativa altera a Instrução Normativa 1.888 RFB, de 3-5-2019, que institui e disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações à Receita Federal das operações realizadas com criptoativos. Dentre as alterações, destacamos que, na hipótese dos titulares das operações serem residentes ou domiciliados no Brasil, a informação relativa ao número de inscrição no CPF ou no CNPJ, conforme o caso, é obrigatória a partir de setembro/2019, primeiro conjunto de informações a ser entregue, referente às operações realizadas em agosto/2019. Caso os titulares das operações sejam residentes ou domiciliados no exterior, as informações relativas ao país do domicílio fiscal, endereço e NIF (Número de Identificação Fiscal) no exterior é obrigatória a partir da entrega de informações a ser efetuada em janeiro/2020, referentes às operações realizadas em dezembro/2019. O conjunto de informações enviado de forma eletrônica deverá ser assinado digitalmente mediante o uso de certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil, sempre que for exigido no portal e-CAC.


O SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 327 do Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 430, de 9 de outubro de 2017, e tendo em vista o disposto no art. 113 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 – Código Tributário Nacional e no art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, resolve:

Art. 1º A Instrução Normativa RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019, passa a vigorar com seguintes alterações:

“Art. 3º O conjunto de informações enviado de forma eletrônica deverá ser assinado digitalmente mediante o uso de certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), sempre que for exigido no portal e-CAC da RFB.” (NR)

"Art. 7º ........................................
.................................................…

§ 1º Em relação aos titulares da operação, devem constar das informações a que se refere este artigo:

I – o nome da pessoa física ou jurídica;

II – o endereço;

III – o domicílio fiscal;

IV – o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme o caso, ou o Número de Identificação Fiscal (NIF) no exterior, quando houver, no caso de residentes ou domiciliados no exterior; e

V – as demais informações cadastrais.

§ 2º Caso os titulares das operações sejam residentes ou domiciliados no Brasil, a prestação da informação relativa ao número de inscrição no CPF ou no CNPJ, conforme o caso, é obrigatória a partir da data da entrega do primeiro conjunto de informações, prevista no § 1º do art. 8º.

§ 3º Caso os titulares das operações sejam residentes ou domiciliados no exterior, a prestação das informações relativas ao país do domicílio fiscal, endereço e NIF no exterior é obrigatória a partir da entrega de informações a ser efetuada em janeiro de 2020, referentes às operações realizadas em dezembro de 2019.

§ 4º A entrega das informações relativas ao endereço da wallet de remessa e de recebimento, se houver, é obrigatória apenas na hipótese de recebimento de intimação efetuada no curso de procedimento fiscal.” (NR)

Art. 2º Ficam revogadas a alínea “h” do inciso I e a alínea “h” do inciso II do art. 7º da Instrução Normativa RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019.

Art. 3º
Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

MARCOS CINTRA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.