x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Rio de Janeiro

Sefaz dispõe sobre a retificação da DEVEC

Resolução SEFAZ 62/2019

19/08/2019 09:15:01

RESOLUÇÃO 62 SEFAZ, DE 15-8-2019
(DO-RJ DE 19-8-2019)

ENERGIA ELÉTRICA - Obrigação Acessória

Sefaz dispõe sobre a retificação da Devec
sta alteração do Anexo XV da Parte II da Resolução 720 Sefaz, de 4-2-2014, dispõe sobre a retificação da Declaração do Valor de Aquisição da Energia Elétrica em Ambiente de Contratação Livre (Devec) na hipótese de ocorrência de erro no preenchimento da declaração, bem como na emissão do documento fiscal.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE FAZENDA, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo inciso II do Parágrafo Único do art. 148 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, de 05 de outubro de 1989, e tendo em vista os termos do Processo nº E-04/036/178/2015,
RESOLVE:
Art. 1° - O Capítulo IV, do Anexo XV, da Parte II, da Resolução SEFAZ nº 720, de 04 de fevereiro de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações:
I - nova redação do caput do art. 17-A:
“Art. 17-A - Nas hipóteses em que tenha ocorrido erro no preenchimento da DEVEC, o consumidor livre deverá realizar a retificação por meio do Sistema DEVEC, disponível no endereço eletrônico da SEFAZ, sujeitando-se à penalidade do art. 62-B, inc. II, da Lei nº 2.657/96, sem prejuízo da aplicação de juros e multa previstos na legislação.”.
II - inclusão dos §§ 9º e 10 ao art. 18 com as seguintes redações:
“Art. 18 (...)
(...)
§ 9º - Na hipótese do inciso II do caput também será admitida a retificação do arquivo, aplicando-se o disposto nos artigos 17-A e 17-B, no que couber.
§ 10 - Na hipótese de erro na emissão do documento fiscal descrito no inciso I do caput, a distribuidora poderá utilizar os procedimentos do inciso I do § 2º do artigo 17-A.”.
III - nova redação ao título da Tabela “DOCUMENTOS PETIÇÃO DEVEC” e aos itens V e VI, inclusão dos itens I-A e VI-A e revogação do item VIII:
“Documentos a serem anexados pelo consumidor livre no sistema DEVEC, nos casos de erro no preenchimento da DEVEC:
(...)
I-A - petição, relatando os erros cometidos na elaboração da DEVEC;
(...)
V - declaração preenchida pelo consumidor livre de não aproveitamento do crédito ou de estorno do ICMS da nota fiscal emitida pela distribuidora com o imposto incorreto;
(...)
VI - cópia das notas fiscais modelo 6/energia elétrica emitidas pela empresa distribuidora relativa ao mês de referência;
VI-A - cópia das notas fiscais modelo 6/TUSD emitidas pela empresa distribuidora relativa ao mês de referência;
(...).”.
IV - inclusão do § 5º ao art. 19:
“Art. 19 - (...)
§ 5º - A Auditoria Fiscal Especializada poderá encaminhar, com anuência do Auditor Fiscal Chefe, arquivo retificador do citado no caput às distribuidoras para processamento, sendo facultada a utilização do arquivo previsto no art. 17-A, conforme procedimentos definidos no Manual do Usuário DEVEC.”
V - inclusão do art. 24-A com a seguinte redação:
“Art. 24-A - Compete à Auditoria-Fiscal Especializada de Energia Elétrica e Telecomunicações - AFE 03 a análise e deferimento dos pedidos relativos à DEVEC.”
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

LUIZ CLAUDIO RODRIGUES DE CARVALHO
Secretário de Estado de Fazenda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.