x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Amazonas

Fazenda dispõe sobre a apropriação de crédito presumido

Resolução SEFAZ 24/2019

Esta Resolução trata da apropriação do crédito presumido do ICMS nas operações de vendas de mercadorias realizadas na 41ª Expoagro ? Feira e Exposição Agropecuária do Amazonas.

07/10/2019 08:44:21

RESOLUÇÃO 24 SEFAZ, DE 2-10-2019
(DO-E SEFAZ-AM DE 3-10-2019)

CRÉDITO PRESUMIDO - Apropriação

Fazenda dispõe sobre a apropriação de crédito presumido
Esta Resolução trata da apropriação do crédito presumido do ICMS nas operações de vendas de mercadorias realizadas na 41ª Expoagro – Feira e Exposição Agropecuária do Amazonas.


O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º A apropriação do crédito presumido do ICMS nas operações de vendas de mercadorias realizadas na 41ª Expoagro – Feira e Exposição Agropecuária do Amazonas, benefício fiscal previsto no art. 7º do Decreto nº 24.439, de 05 de agosto de 2004, fica condicionada à observância dos seguintes procedimentos:
I – no decorrer do evento, o contribuinte expositor deverá emitir regularmente documento fiscal para cada operação, com destaque do imposto;
II – após o término do evento, o contribuinte expositor deverá requisitar ao Departamento de Fiscalização - DEFIS a fruição dos benefícios previstos no art. 7º do Decreto nº 24.439, de 2004.
§ 1º O benefício referido no caput somente se aplica às operações a consumidor final, ainda que contribuinte do imposto.
§ 2º A requisição de que trata o inciso II do caput deverá ser impetrada no Domicílio Tributário Eletrônico - DT-e do contribuinte expositor no prazo máximo de 60 (sessenta) dias do encerramento do evento, e deverá ser instruída com os seguintes documentos:
I - Petição onde conste claramente a expressão “SOLICITAÇÃO DE FRUIÇÃO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS PREVISTOS NO ART. 7º DO DECRETO 24.439/04 – FEIRA EXPOAGRO – A/C do DEFIS” em letras maiúsculas;
II - Cópia de todas as notas fiscais emitidas durante o evento.
§ 3º Uma vez protocolado o pedido na forma e prazo do § 2º, caberá ao DEFIS analisar e emitir Despacho Fundamentado, no prazo de 30 (trinta) dias corridos, informando ao contribuinte expositor o valor do crédito presumido a ser lançado em sua escrituração fiscal.
§ 4º Serão admitidas e analisadas requisições no formato físico apenas para contribuintes não obrigados ao uso do DT-e.
§ 5º Finalizado o prazo previsto no § 2º não será mais permitida a fruição do benefício, ficando o contribuinte expositor obrigado ao recolhimento do ICMS incidente sobre as mercadorias comercializadas no evento.
Art. 2º Deferido o pedido de fruição do benefício, o contribuinte expositor poderá apropriar-se de crédito fiscal presumido do ICMS no valor autorizado pelo despacho da autoridade administrativa apenso no processo.
§ 1º A apropriação prevista no caput sujeita o contribuinte expositor ao estorno de quaisquer outros créditos apropriados em sua escrita fiscal oriundos das aquisições das mercadorias comercializadas durante o evento, inclusive os previstos no art. 24, caput e § 1º, do RICMS, aprovado pelo Decreto nº 20.686, de 28 de dezembro de 1999.
§ 2º O estorno de créditos previsto no § 1º deverá ser efetuado diretamente na escrita fiscal do contribuinte expositor no mesmo período de apuração em que for apropriado o crédito presumido outorgado pelo despacho da autoridade administrativa, dispensado o recolhimento de qualquer valor a título de juros e correção monetária entre a data da escrituração e a data do estorno do referido crédito.
§ 3º Sem prejuízo do disposto no § 1º, na hipótese de inobservância do prazo de 30 (trinta) dias corridos previsto no § 3º do art. 1º, fica o contribuinte expositor autorizado a apropriar-se de crédito presumido em valor nunca superior à soma do ICMS destacado nos documentos fiscais emitidos durante o evento.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
ALEX DEL GIGLIO
Secretário de Estado da Fazenda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.