x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Rio Grande do Sul

Governador esclarece sobre o expediente nos órgãos da administração pública

Decreto 54895/2019

06/12/2019 11:51:50

DECRETO 54.895 DE 5-12-2019
(DO-RS DE 6-12-2019)

REPARTIÇÃO PÚBLICA – Expediente 

Governador esclarece sobre o expediente nos órgãos da administração pública
O referido ato 
autoriza o expediente em regime de revezamento, nos órgãos da administração pública direta e indireta,
 no período de 23-12-2019 a 3-1-2020, bem como Decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31-12-2019.
 
A utilização do regime de revezamento fica condicionada, prioritariamente, ao cumprimento de metas de 
produtividade, fixadas previamente em plano de trabalho apresentado, por escrito, pela chefia imediata e aprovado pelo titular do órgão ou entidade. Apenas as unidades cujas atividades não possam sofrer paralisação funcionarão nestas datas.
 
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 82, inciso V e VII, da Constituição do Estado,
DECRETA:
Art. 1º Nos períodos de 23 a 27 de dezembro de 2019 e de 30 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, fica autorizado o estabelecimento de expediente em regime de revezamento, nos órgãos da administração direta, bem como nas autarquias e fundações públicas, a critério dos respectivos titulares e observada, em qualquer caso, a manutenção dos serviços essenciais.
Parágrafo único. Durante os períodos referidos no “caput” deste artigo, será observado o horário regular de funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública estadual.
Art. 2º A utilização do regime de revezamento fica condicionada, prioritariamente, ao cumprimento de metas de produtividade, fixadas previamente em plano de trabalho apresentado, por escrito, pela chefia imediata e aprovado pelo titular do órgão ou entidade.
Parágrafo único. O cumprimento das metas estipuladas deverá ocorrer até 17 de dezembro de 2019 e será objeto de avaliação individualizada.
Art. 3º Nas hipóteses de não aprovação do plano de trabalho, ou de não cumprimento das metas definidas, poderá ser utilizado o expediente em regime de revezamento, mediante compensação de horas, ajustada em acordo prévio, por escrito, entre o servidor e a chefia imediata, especificando o formato da compensação a ser realizada.
§ 1º Acompensação das horas correspondentes às ausências autorizadas por força do regime de revezamento
deverá ocorrer no período máximo de dois meses.
§ 2º O cumprimento de horas para fins de compensação não poderá exceder a duas horas diárias da jornada normal de trabalho do servidor.
§ 3º As horas trabalhadas na forma dos §§ 1º e 2º deste artigo não serão consideradas como jornada extraordinária e deverão ser compensadas estritamente de acordo com os parâmetros constantes neste Decreto.
§ 4º O não cumprimento da compensação de horário no período estipulado no § 1º deste artigo acarretará desconto de remuneração proporcional às horas não compensadas.
Art. 4º Os órgãos e entidades que adotarem o expediente em regime de revezamento deverão, ainda, observar as seguintes diretrizes:
I – deverá ser elaborada pela chefia escala de revezamento entre os servidores de cada setor ou divisão, a fim de que permaneça número de servidores suficiente para a manutenção dos serviços essenciais; e
II – não poderá ser beneficiado pelo regime de revezamento o servidor que estiver em gozo de férias ou licençaprêmio em algum dos períodos referidos no art. 1º deste Decreto.
Art. 5º Os dirigentes das fundações de direito privado mantidas pelo Estado, das sociedades de economia mista e das suas subsidiárias, bem como de empresas públicas, poderão estabelecer o expediente em regime de revezamento referido no “caput” do art. 1º deste Decreto, mediante compensação, observada a legislação vigente, desde que sejam mantidos os serviços essenciais, especialmente aqueles que, por força de normas próprias, não podem sofrer solução de continuidade.
Art. 6º Fica estabelecido ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro de 2019.
Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

EDUARDO LEITE,
Governador do Estado.
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.