x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Ceará

Sefaz altera o prazo para autorregularização de ME e EPP optantes pelo Simples Nacional

Instrução Normativa SEFAZ 86/2019

17/12/2019 12:23:53

1.430 acessos

INSTRUÇÃO DE NORMATIVA 86 SEFAZ, DE 10-12-2019
(DO-CE DE 16-12-2019)
DÉBITO FISCAL - Autorregularização

Sefaz altera o prazo para autorregularização de ME e EPP optantes pelo Simples Nacional
Esta modificação da Instrução Normativa 79 Sefaz, de 18-11-2019, que estabelece procedimentos relativos ao acompanhamento e controle eletrônico do cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias relativas às operações de circulação de mercadorias praticadas por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, altera o prazo concedido ao contribuinte para a autorregularização, através do pagamento espontâneo do imposto devido, bem como das multas autônomas.

A SECRETÁRIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO a necessidade de se promover
ajustes na Instrução Normativa n.º 79, de 18 de novembro de 2019, RESOLVE:
Art. 1.º A Instrução Normativa n.º 79, de 18 de novembro de 2019, passa a vigorar com as seguintes alterações:
I – o caput do art. 3.º passa a vigorar com nova redação:
“Art. 3.º A apuração do resultado do ICMS a recolher de que trata o caput do art. 1.º deverá ser comunicada ao contribuinte através de Termo de Intimação, por meio do Portal do Simples Nacional, via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), devendo ser concedido ao contribuinte o prazo de 90 (noventa) dias para autorregularização, através do pagamento espontâneo do imposto devido, bem como das multas autônomas, quando for o caso, observado o seguinte:
(...)” (NR)
II – o § 5.º do art. 7.º passa a vigorar com nova redação:
“Art. 7.º (…)
(…)
§ 5.º O disposto neste artigo aplica-se à autorregularização de que trata o § 2.º do art. 3.º, quando for o caso.” (NR)
Art. 2.º Fica prorrogado por 60 (sessenta) dias o prazo para autorregularização especificado nos Termos de Intimação de que trata o art. 3.º da Instrução Normativa n.º 79, de 2019, os quais tenham sido emitidos em período anterior à data da publicação desta Instrução Normativa.
Parágrafo único. Caso o contribuinte já tenha tomado ciência do Termo de Intimação, a prorrogação contar-se-á a partir do dia subsequente ao término do prazo remanescente de que disponha para a sua autorregularização.
Art. 3.º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba
SECRETÁRIA DA FAZENDA

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.