Goiás
INSTRUÇÃO NORMATIVA 7 AGRODEFESA, DE 14-8-2008
(DO-GO DE 18-8-2008)
GTA GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL
Emissão
GTA pode ser solicitada por terceiros
Este Ato autoriza a solicitação da GTA por terceiro, que deverá ser feita por meio
de procuração ou autorização, bem como possibilita o pedido em unidade diferente
da que mantém o controle de vacinação e trânsito dos animais bovinos e bufalinos.
Foi revogada a Instrução Normativa 3 AGRODEFESA, de 28-4-2004.
O PRESIDENTE DA AGÊNCIA GOIANA DE DEFESA AGROPECUÁRIA (AGRODEFESA), no uso de suas atribuições legais e ainda, tendo em vista o disposto na Lei Estadual nº 13.998, de 13 de dezembro de 2001 e Decreto 5.652, de 6 de setembro de 2002, e;
Considerando a necessidade de adequar a sistemática de emissão de documentos zoossanitários à orientação federal e de modo a atender exigências dos serviços de sanidade dos países importadores de produtos de origem animal;
Considerando a necessidade de disciplinar a solicitação, por terceiro, para emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs), e ainda;
Considerando a solicitação de alguns produtores rurais para abertura de ficha de controle em município diferente daquele onde se situa sua propriedade rural, fato que dificulta o controle de vacinação e monitoramento do trânsito dos animais, RESOLVE:
Art. 1º Estabelecer que a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) para movimentação de bovinos e bubalinos, far-se-á mediante solicitação do proprietário, bem como através de terceiros, por meio de Procuração (por tempo indeterminado) ou autorização (para um único trânsito), com a assinatura do produtor reconhecida em cartório, conforme modelos em anexo.
Parágrafo único Antes da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), o servidor deverá verificar se o estabelecimento rural está devidamente credenciado na AGRODEFESA.
Art. 2º Proibir a emissão das autorizações ou procurações constantes do artigo 1º, em que figurem como mandatários os servidores da AGRODEFESA.
Art. 3º Estabelecer que a solicitação da Guia de Trânsito Animal (GTA) poderá ser feita em outra Unidade Local, que se comunicará, via telefax, com a Unidade Local que mantém o controle da propriedade, onde o documento será emitido e entregue ao interessado, após a quitação da taxas devidas.
Art. 4º Proibir a transferência ou abertura de Ficha de Controle de Vacinação e Movimentação de Animais, para município diferente daquele onde está localizada a propriedade rural.
Art. 5º Determinar a devolução, em no máximo 30 (trinta) dias, à Unidade Local da AGRODEFESA onde se localiza a propriedade, das fichas de Controle de Vacinação e Movimentação de Animais que estiverem sendo movimentadas em outros municípios.
Art. 6º Esta Instrução Normativa entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Instrução Normativa nº 003, de 28 de abril de 2004. (Maurício Antônio do Vale Faria Presidente)
(Anexo I da Instrução Normativa nº 007/2008)
PROCURAÇÃO
(TEMPO INDETERMINADO)
________________________________, produtor rural, portador do RG nº ___________/________ e CPF nº______________ _____________, proprietário(a) da Fazenda_______________ _______________________________, localizada no Município de ________________, Estado de Goiás, com Inscrição Estadual nº ________________________, NOMEIA seu bastante procurador o(a) Sr(a). ______________________________, portador do RG nº ______________ e CPF nº __________________, com a finalidade de solicitar junto à AGRODEFESA, a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs), para o trânsito de animais procedentes da propriedade identificada acima, podendo, para tanto, praticar todos os atos que se fizerem necessários ao fiel cumprimento do presente mandato.
_________________________________
(Local e data)
_________________________________
Proprietário dos animais
Doc. Identidade nº _______________ Órgão Expedidor: ______
CPF: __________________________
OBS: Há a necessidade do reconhecimento em Cartório da assinatura do produtor.
(Anexo II da Instrução Normativa nº 007/2008)
PROCURAÇÃO
(PARA TRÂNSITO ÚNICO)
_______________________________, produtor rural, portador do RG nº _________/___________ e CPF nº _________________, proprietário(a) da Fazenda _____________________________, localizada no Município de ____________________, Estado de Goiás, com Inscrição Estadual nº _______________________, NOMEIA seu bastante procurador o(a) Sr(a)._______________ __________________, portador do RG nº ________________ e CPF nº ___________________________, com a finalidade de solicitar junto à AGRODEFESA, a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) visando a movimentação de (citar a quantidade e espécie animal) ______________________, conforme quadro abaixo:
Até 12 |
13 e 24 |
25 e 26 meses |
+ de 36 meses |
Total |
|||||
M |
F |
M |
F |
M |
F |
M |
F |
M |
F |
Destino (nome do destinatário)__________________________ , propriedade __________ Município _____________, UF ______.
No ato da solicitação o procurador apresentará os requisitos sanitários exigidos para a emissão da GTA.
____________________________________________
(Local e Data)
_____________________________________________
Proprietário dos animais
Doc. Identidade nº: _______________ Órgão Expedidor: ______
CPF: _____________________________
OBS: Há a necessidade do reconhecimento em Cartório da assinatura do produtor.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade