x

CONTEÚDO Legislações

remover dos favoritos

Rio de Janeiro

Promulgada Lei que permite o fechamento de varandas nas edificações

Lei Complementar 145/2014

Este Ato permite, bem como estabelece as condições a serem observadas para o fechamento de varandas nas edificações residenciais multifamiliares. O fechamento deverá observar as normas técnicas de segurança vigentes com relação ao acréscimo de carga

10/10/2014 13:46:56

LEI COMPLEMENTAR 145, DE 6-10-2014
(DO-MRJ DE 10-10-2014)

EDIFICAÇÃO - Normas - Município do Rio de Janeiro

Promulgada Lei que permite o fechamento de varandas nas edificações
Este Ato permite, bem como estabelece as condições a serem observadas para o fechamento de varandas nas edificações residenciais multifamiliares.
O fechamento deverá observar as normas técnicas de segurança vigentes com relação ao acréscimo de carga nas varandas em balanço.
As disposições previstas neste Ato não se aplicam aos bairros da Zona Sul do Município.


Art. 1° Esta Lei Complementar fixa as condições a serem observadas para o fechamento de varandas nas edificações residenciais multifamiliares, a fim de possibilitar proteção contra intempéries.
Parágrafo único. Esta Lei Complementar não se aplica aos bairros da Zona Sul do Município.
Art. 2º É permitido o fechamento de varandas nas divisões entre unidades, e, nos demais limites das varandas, por sistema retrátil, em material incolor e translúcido.
§ 1º O sistema retrátil de fechamento deverá permitir a abertura dos vãos assim fechados até, no mínimo, a soma dos vãos de ventilação e iluminação dos compartimentos que utilizarem a varanda para tal finalidade.
§ 2° O fechamento deverá observar as normas técnicas de segurança vigentes, inclusive, se julgado necessário pelo órgão municipal competente, com relação ao acréscimo de carga nas varandas em balanço.
§ 3° O projeto do sistema retrátil para fechamento de varandas, assim como a sua instalação, deverão ser realizados por empresas ou profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da 5ª Região - CREA/RJ.
§ 4° O fechamento da varanda não poderá resultar em aumento real da área da unidade residencial, nem será admitida a incorporação da varanda, total ou parcialmente, aos compartimentos internos, sob pena de multa.
Art. 3º Fica instituído o valor de até R$ 300,00 (trezentos reais) por metro quadrado de área de varanda para que a regularização seja efetivada.
Art. 4º Caberá ao condomínio de cada edificação, na forma prevista na respectiva convenção, decidir sobre o fechamento das varandas, observadas as disposições desta Lei Complementar e de sua regulamentação.
Art. 5º O Poder Executivo regulamentará esta Lei Complementar, no prazo de cento e vinte dias, em especial quanto aos materiais que poderão ser empregados no fechamento de varandas, assim como em relação a formas de preservar a iluminação e a ventilação dos compartimentos que utilizarem a varanda para tal finalidade.
Art. 6° O Poder Executivo deverá editar os atos necessários para adequar a legislação de sua competência privativa aos ditames desta Lei Complementar, em especial quanto à alínea “e” do item 2.1.4.1 do Regulamento
constante do Anexo II do Decreto N.° 10.426, de 6 de setembro de 1991,
bem como em relação ao § 9° do art. 114 do Decreto N.° 322, de 3 de
março de 1976.
Art. 7° Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Vereador JORGE FELIPPE
Presidente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade