Trabalho e Previdência
Quadro 1: Escala de Pontuação do IF-Br
Escala de Pontuação para o IF-Br: |
25: Não realiza a atividade ou é totalmente dependente de terceiros para realizá-la. Não participa de nenhuma etapa da atividade. Se é necessário o auxílio de duas ou mais pessoas o escore deve ser 25: totalmente dependente. |
50: Realiza a atividade com o auxílio de terceiros. O indivíduo participa de alguma etapa da atividade. Inclui preparo e supervisão. Nesta pontuação sempre há necessidade do auxílio de outra pessoa para a atividade ser realizada: quando alguém participa em alguma etapa da atividade, ou realiza algum preparo necessário para a realização da atividade ou supervisiona a atividade. Nessa pontuação o indivíduo que está sendo avaliado deve participar de alguma etapa da atividade. Supervisão: quando há necessidade da presença de terceiros sem a necessidade de um contato físico. Por exemplo: a pessoa necessita de incentivo, de pistas para completar uma atividade, ou a presença de outra pessoa é necessária como medida de segurança. Preparo: quando há necessidade de um preparo prévio para a atividade ser realizada. Por exemplo, a colocação de uma adaptação para alimentação, colocar pasta na escova de dente. |
75: Realiza a atividade de forma adaptada, sendo necessário algum tipo de modificação ou realiza a atividade de forma diferente da habitual ou mais lentamente. Para realizar a atividade necessita de algum tipo de modificação do ambiente ou do mobiliário ou da forma de execução como por exemplo, passar a fazer uma atividade sentado que antes realizava em pé; ou de alguma adaptação que permita a execução da atividade por exemplo uma lupa para leitura ou um aparelho auditivo. Com as adaptações e modificações não depende de terceiros para realizar a atividade: tem uma independência modificada. Nessa pontuação o indivíduo deve ser independente para colocar a adaptação necessária para a atividade, não dependendo de terceiros para tal. |
100: Realiza a atividade de forma independente, sem nenhum tipo de adaptação ou modificação, na velocidade habitual e em segurança. Não tem nenhuma restrição ou limitação para realizar a atividade da maneira considerada normal para uma pessoa da mesma idade, cultura e educação. Realiza a atividade sem nenhuma modificação, realizando-a da forma e velocidade habitual. |
4.b Identificação de Barreiras Externas: Fatores Ambientais
A funcionalidade humana não depende apenas de aspectos diretamente ligados às funções e estruturas do corpo. O contexto tem um papel fundamental sobre a forma como as pessoas desempenham suas atividades habituais.
Os Fatores Ambientais constituem o ambiente físico, social e de atitudes em que as pessoas vivem e conduzem suas vidas, o seu contexto. Esses fatores são externos aos indivíduos e tem um impacto sobre a sua funcionalidade. Os fatores externos podem aumentar a funcionalidade atuando como facilitadores, ou podem ser limitantes, agindo como barreiras.
Importante: Esse questionário pretende indicar quais fatores agem como barreira impedindo a execução de uma atividade ou participação. Os fatores ambientais são divididos em 5 categorias:
Produtos e Tecnologia
Ambiente
Apoio e Relacionamentos
Atitudes
Serviços Sistemas e Políticas
Atenção: Se alguma Atividade pontuar 25 (quer dizer, quando o indivíduo não realiza a atividade ou terceiros realizam por ele), deve-se investigar se alguma barreira externa é a causa dessa pontuação. Se o que impede o indivíduo de pontuar acima de 25 é uma ou mais barreiras externas deve-se assinalar ao lado dessa atividade quais são essas barreiras. A pontuação é mantida (25).
Categorias de Fatores Ambientais:
Categoria 1 - Produtos e Tecnologia
Qualquer produto, instrumento, equipamento ou tecnologia adaptado ou especialmente projetado para melhorar a funcionalidade de uma pessoa com deficiência. Exclui cuidadores e assistentes pessoais. Categoria 2
- Ambiente
Refere-se ao ambiente natural ou físico. Aspectos geográficos, populacionais, da flora, da fauna, do clima, guerras e conflitos.
Categoria 3 - Apoio e Relacionamentos
Pessoas ou animais que fornecem apoio físico ou emocional prático, educação, proteção e assistência, e de relacionamento com outras pessoas em todos os aspectos da vida diária. Exclui as atitudes das pessoas que fornecem o apoio.
Categoria 4 - Atitudes
São as consequências observáveis dos costumes, práticas, ideologias, valores, normas, crenças. Exclui as atitudes da própria pessoa.
Categoria 5 - Serviços, Sistemas e Políticas
Rede de serviços, sistemas e políticas que garantem proteção social.
4.c Aplicação do Método Linguístico Fuzzy
Utiliza-se três condições que descrevem o grupo de indivíduos, em situações de maior risco funcional para cada tipo de deficiência (Auditiva; Intelectual - Cognitiva e/ou Mental; Motora e; Visual):
1. Determinação dos Domínios que terão mais peso para cada grupo de funcionalidade;
2. Definição de questões emblemáticas;
3. Disponibilidade do auxílio de terceiros.
O Quadro 2 aponta as distinções feitas entre os Domínios e as Perguntas Emblemáticas para cada tipo de deficiência.
Havendo resposta afirmativa para a questão emblemática relacionada às situações de maior risco funcional para cada tipo de deficiência, será automaticamente atribuída a todas as atividades que compõe o domínio a menor nota de atividade atribuída dentro do domínio sensível pelo avaliador, corrigindo, assim, a nota final.
Quadro 2: Condições do modelo linguístico Fuzzy
| Auditiva | Itelectual-Cognitiva/ | Motora | Visual |
Domínios | Comunicação/ | Vida Doméstica/ | Mobilidade/ | Mobilidade/ |
Questão Emblemática | A surdez ocorreu | Não pode ficar | Desloca-se exclusivamente | A pessoa já não |
4.d Cálculo do Escore dos Domínios e Pontuação Total:
As atividades estão divididas em sete domínios. Cada domínio tem um número variável de atividades, que totalizam 41. A Pontuação Total é soma da pontuação dos domínios que, por sua vez, é a soma da pontuação das atividades. A pontuação final será a soma das pontuações de cada domínio aplicada pela medicina pericial e serviço social, observada a aplicação do modelo Fuzzy
Dessa forma conforme demonstra o quadro 2:
A Pontuação Total mínima é de 2.050: 25 (pontuação mínima) multiplicado por 41 (número total de atividades em todos os domínios) vezes 2 (número de aplicadores).
A Pontuação Total máxima é de 8.200: 100 (pontuação mínima) multiplicado por 41 (número total de atividades em todos os domínios) vezes 2 (número de aplicadores).
4.e Classificação da Deficiência em Grave, Moderada e Leve
Para a aferição dos graus de deficiência previstos pela Lei Complementar no 142, de 08 de maio de 2.013, o critério é:
Deficiência Grave quando a pontuação for menor ou igual a 5.739.
Deficiência Moderada quando a pontuação total for maior ou igual a 5.740 e menor ou igual a 6.354.
Deficiência Leve quando a pontuação total for maior ou igual a 6.355 e menor ou igual a 7.584.
Pontuação Insuficiente para Concessão do Benefício quando a pontuação for maior ou igual a 7.585.
5. Formulários
5.a Formulário 1: Identificação do Avaliado e da Avaliação (a ser preenchido pela perícia médica e pelo serviço social)
Dados Pessoais do Avaliado: |
Data da avaliação:____/_____/______ |
Data da avaliação:____/_____/______ |
5.b Formulário 2: Funções corporais acometidas (a ser preenchido pelo perito médico)
1. Funções Mentais: |
( ) Funções Mentais Globais: consciência, orientação (tempo, lugar, pessoa), intelectuais (inclui desenvolvimento cognitivo e intelectual), psicossociais globais(inclui autismo), temperamento e personalidade, energia e impulsos, sono |
( ) Funções Mentais Específicas: atenção, memória, psicomotoras, emocionais, percepção, pensamento, funções executivas, linguagem, cálculo, sequenciamento de movimentos complexos (inclui apraxia), experiência pessoal e do tempo |
2. Funções Sensoriais e Dor |
( ) Visão e Funções Relacionadas: acuidade visual, campo visual, funções dos músculos internos e externos do olho, da pálpebra, glândulas lacrimais |
( ) Funções Auditivas: detecção, descriminação, localização do som e da fala |
( ) Funções Vestibulares: relacionadas à posição, equilíbrio e movimento |
( ) Dor: sensação desagradável que indica lesão potencial ou real em alguma parte do corpo. Generalizada ou localizada. |
( ) Funções Sensoriais adicionais: gustativa, olfativa, proprioceptiva, tátil, à dor, temperatura |
3. Funções da Voz e da Fala |
( ) Voz, articulação, fluência, ritmo da fala |
4. Funções dos Sistemas Cardiovascular, Hematológico, Imunológico e Respiratório |
( ) Funções do Sistema Cardiovascular: funções do coração, vasos sanguíneos, pressão arterial |
( ) Funções do Sistema Hematológico: produção de sangue, transporte de oxigênio e metabólitos e de coagulação |
( ) Funções do Sistema Imunológico: resposta imunológica, reações de hipersensibilidade, funções do sistema linfático |
( ) Funções do Sistema Respiratório: respiratórias, dos músculos respiratórios, de tolerância aos exercícios |
5. Funções dos Sistemas Digestivo, Metabólico e Endócrino |
( ) Funções do Sistema Digestivo: ingestão, deglutição, digestivas, assimilação, defecação, manutenção de peso |
( ) Funções do Metabolismo e Sistema Endócrino: funções metabólicas gerais, equilíbrio hídrico, mineral e eletrolítico, termorreguladoras, das glândulas endócrinas |
6. Funções Genitourinárias e Reprodutivas |
( ) Funções Urinárias: funções de filtragem, coleta e excreção de urina |
( ) Funções Genitais e Reprodutivas: funções mentais e físicas/motoras relacionadas ao ato sexual, da menstruação, procriação |
7. Funções Neuromusculoesqueléticas e relacionadas ao movimento |
( ) Funções das Articulações e dos Ossos: mobilidade, estabilidade das articulações e ossos |
( ) Funções Musculares: força, tônus e resistência muscular |
( ) Funções dos Movimentos: reflexo motor, movimentos involuntários, controle dos movimentos voluntários, padrão de marcha, sensações relacionadas aos músculos e funções do movimento |
8. Funções da Pele e Estruturas Relacionadas |
( ) Funções da Pele, pelos e unhas: protetora, reparadora, sensação relacionada à pele, pelos e unhas |
5.c Formulário 3: Aplicação do Instrumento (Matriz) - (a ser preenchido pela perícia médica e pelo serviço social)
IF-Br: Domínios e Atividades | Pontuação (INSS) | Barreira Ambiental* | |||||
Serviço | Medicina | P e T | Amb | A e R | At | SS e P | |
1. Domínio Sensorial |
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1.1 Observar |
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1.2 Ouvir |
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2. Domínio Comunicação |
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2.1 Comunicar-se / Recepção de mensagens |
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2.2 Comunicar-se / Produção de mensagens |
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2.3 Conversar |
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2.4 Discutir |
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2.5 Utilização de dispositivos de comunicação à distância |
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3. Domínio Mobilidade |
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3.1 Mudar e manter a posição do corpo |
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3.2 Alcançar, transportar e mover objetos |
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3.3 Movimentos finos da mão |
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3.4 Deslocar-se dentro de casa |
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3.5 Deslocar-se dentro de edifícios que não a própria casa |
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3.6 Deslocar-se fora de sua casa e de outros edifícios |
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3.7 Utilizar transporte coletivo |
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3.8 Utilizar transporte individual como passageiro |
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4. Domínio Cuidados Pessoais |
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4.1 Lavar-se |
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4.2 Cuidar de partes do corpo |
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4.3 Regulação da micção |
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4.4 Regulação da defecação |
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4.5 Vestir-se |
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4.6 Comer |
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4.7 Beber |
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4.8 Capacidade de identificar agravos à saúde |
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5. Domínio Vida Doméstica |
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5.1 Preparar refeições tipo lanches |
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5.2 Cozinhar |
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5.3 Realizar tarefas domésticas |
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5.4 Manutenção e uso apropriado de objetos pessoais e utensílios da casa |
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5.5 Cuidar dos outros |
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6. Domínio Educação, Trabalho e Vida Econômica |
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6.1 Educação |
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6.2 Qualificação profissional |
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6.3 Trabalho remunerado |
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6.4 Fazer compras e contratar serviços |
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6.5 Administração de recursos econômicos pessoais |
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7. Domínio Socialização e Vida Comunitária |
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7.1 Regular o comportamento nas interações |
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7.2 Interagir de acordo com as regras sociais |
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7.3 Relacionamentos com estranhos |
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7.4 Relacionamentos familiares e com pessoas familiares |
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7.5 Relacionamentos íntimos |
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7.6 Socialização |
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7.7 Fazer as próprias escolhas |
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7.8 Vida Política e Cidadania |
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Total da Pontuação dos Aplicadores |
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Pontuação Total |
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(*) Legenda:P e T - Produtos e TecnologiaAmb - Ambiente |
Formulário 4: Aplicação do Modelo Linguístico Fuzzy (a ser preenchido pela perícia médica e pelo serviço social)
Assinale ao lado da afirmativa quando a condição for preenchida:
Deficiência Auditiva |
Deficiência Intelectual- Cognitiva e Mental |
Deficiência Motora |
Deficiência Visual |
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