x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Goiás

Restaurantes deverão indicar nos cardápios os alimentos com alta concentração de sódio

Lei 19289/2016

06/05/2016 16:19:13

706 acessos

LEI 19.289, DE 4-5-2016
(DO-GO DE 6-5-2016)

BAR, RESTAURANTE E SIMILAR  - Normas

Restaurantes deverão indicar nos cardápios os alimentos com alta concentração de sódio
A referida Lei estabelece que os restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão indicar em seus cardápios que o alimento fornecido contém alta concentração de sódio. 
O descumprimento sujeitará as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei estabelece a obrigatoriedade de indicação de alimentos com alta concentração de sódio nos cardápios de restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres no Estado de Goiás.
Art. 2º Os restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que sirvam no próprio estabelecimento ou entreguem em domicílio alimentos sólidos, pastosos ou líquidos, prontos para consumo imediato, devem indicar em seus cardápios que o alimento contém alta concentração de sódio.
§ 1º Considera-se alimento com alta concentração de sódio quando, em sua composição, houver uma proporção igual ou superior a 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio para cada 100g (cem gramas) ou 100ml (cem mililitros) de alimento.
§ 2º A indicação de que trata o caput deste artigo deve ser feita em lugar visível e de modo legível em, pelo menos, duas oportunidades:
I – no início do cardápio, em listagem dos alimentos oferecidos que contenham alta concentração de sódio;
II – logo após a apresentação do produto, mediante a reprodução literal da expressão: “Este produto contém alta concentração de sódio”.
Art. 3º VETADO.
Art. 4º Bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, em relação ao disposto nesta Lei, ficam sujeitos à fiscalização prevista no art. 55 da Lei federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor após decorridos 60 (sessenta) dias de sua publicação.

MARCONI FERREIRA PERILLO JÚNIOR 
MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.