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PESSOAS
JURÍDICAS
INCENTIVO FISCAL
Obras Audiovisuais
A Medida
Provisória 2.228-1, de 6-9-2001, publicada na página 3 do DO-U,
Seção 1-E, de 10-9-2001, cria os Fundos de Financiamento da Indústria
Cinematográfica Nacional (FUNCINES), bem como autoriza os contribuintes
a deduzirem do Imposto de Renda devido parcela correspondente às quantias
aplicadas na aquisição de quotas dos referidos Fundos, em substituição
à Medida Provisória 2.219, de 4-9-2001 (Informativo 36/2001).
A seguir, destacamos os artigos da Medida Provisória 2.228-1/2001, de
maior relevância para os nossos Assinantes, dando destaque aos dispositivos
que sofreram alteração em relação à MP anterior:
“Art. 1º – Para fins desta Medida Provisória entende-se
como:
I – obra audiovisual: produto da fixação ou transmissão
de imagens, com ou sem som, que tenha a finalidade de criar a impressão
de movimento, independentemente dos processos de captação, do
suporte utilizado inicial ou posteriormente para fixá-las ou transmiti-las,
ou dos meios utilizados para sua veiculação, reprodução,
transmissão ou difusão;
II – obra cinematográfica: obra audiovisual cuja matriz original
de captação é uma película com emulsão fotossensível
ou matriz de captação digital, cuja destinação e
exibição seja prioritariamente e inicialmente o mercado de salas
de exibição;
III – obra videofonográfica: obra audiovisual cuja matriz original
de captação é um meio magnético com capacidade de
armazenamento de informações que se traduzem em imagens em movimento,
com ou sem som;
IV – obra cinematográfica e videofonográfica de produção
independente: aquela cuja empresa produtora, detentora majoritária dos
direitos patrimoniais sobre a obra, não tenha qualquer associação
ou vínculo, direto ou indireto, com empresas de serviços de radiodifusão
de sons e imagens ou operadoras de comunicação eletrônica
de massa por assinatura;
V – obra cinematográfica e videofonográfica brasileira:
aquela que atende a um dos seguintes requisitos:
a) ser produzida por empresa produtora brasileira registrada na ANCINE,
observado o disposto no parágrafo único, e ser de autor brasileiro
ou estrangeiro residente no País há mais de cinco anos, utilizando
para sua produção, no mínimo, dois terços de artistas
e técnicos brasileiros ou residentes no Brasil há mais de cinco
anos;
b) ser realizada por empresa produtora brasileira registrada na ANCINE,
em associação com empresas de outros países com os quais
o Brasil mantenha acordo de co-produção cinematográfica
e em consonância com os mesmos.
VI – segmento de mercado: mercados de salas de exibição,
vídeo doméstico em qualquer suporte, radiodifusão de sons
e imagens, comunicação eletrônica de massa por assinatura,
mercado publicitário audiovisual ou quaisquer outros mercados que veiculem
obras cinematográficas e videofonográficas;
VII – obra cinematográfica ou videofonográfica de curta
metragem: aquela cuja duração é igual ou inferior a quinze
minutos;
VIII – obra cinematográfica ou videofonográfica de média
metragem: aquela cuja duração é superior a quinze minutos
e igual ou inferior a setenta minutos;
IX – obra cinematográfica ou videofonográfica de longa metragem:
aquela cuja duração é superior a setenta minutos;
X – obra cinematográfica ou videofonográfica seriada: aquela
que, sob o mesmo título, seja produzida em capítulos;
XI – telefilme: obra documental, ficcional ou de animação,
com no mínimo cinqüenta e no máximo cento e vinte minutos
de duração, produzida para primeira exibição em
meios eletrônicos.
Parágrafo único – Para os fins do inciso V deste artigo,
entende-se por empresa produtora brasileira aquela constituída sob as
leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País,
cuja maioria do capital total e votante seja de titularidade direta ou indireta
de pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas há mais
de dez anos, as quais devem exercer, de fato e de direito, o poder decisório
da empresa.
................................................................................................
Art. 41 – Os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica
Nacional - FUNCINES serão constituídos sob a forma de condomínio
fechado, sem personalidade jurídica, e administrados por instituição
financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
§ 1º – O patrimônio dos FUNCINES será representado
por quotas emitidas sob a forma escritural, alienadas ao público com
a intermediação da instituição administradora do
Fundo.
§ 2º – A administradora será responsável por todas
as obrigações do Fundo, inclusive as de caráter tributário.
Art. 42 – Compete à Comissão de Valores Mobiliários
autorizar, disciplinar e fiscalizar a constituição, o funcionamento
e a administração dos FUNCINES, observadas as disposições
desta Medida Provisória e as normas aplicáveis aos fundos de investimento.
Parágrafo único – A Comissão de Valores Mobiliários
comunicará a constituição dos FUNCINES, bem como as respectivas
administradoras à ANCINE.
Art. 43 – Os recursos captados pelos FUNCINES serão aplicados,
na forma do regulamento, em projetos e programas que, atendendo aos critérios
e diretrizes estabelecidos pela ANCINE, sejam destinados a:
I – obras cinematográficas brasileiras de produção
independente;
II – construção, reforma e recuperação das
salas de exibição;
III – aquisição de ações de empresas nacionais
de capital aberto constituídas para a produção, comercialização,
distribuição ou exibição de obras cinematográficas
brasileiras de produção independente;
IV – obra cinematográfica ou videofonográfica seriada produzida
com no mínimo três e no máximo vinte e seis capítulos
e telefilmes brasileiros de produção independente.
§ 1º – As empresas de serviço de radiodifusão
de sons e imagens e de comunicação eletrônica de massa por
assinatura não poderão deter o controle acionário das empresas
referidas no inciso III deste artigo.
§ 2º – Os FUNCINES deverão manter, no mínimo,
oitenta por cento do seu patrimônio aplicados em empreendimentos das espécies
enumeradas neste artigo, observada, em relação a cada espécie
de destinação, os percentuais mínimos a serem estabelecidos
em regulamento.
§ 3º – A parcela do patrimônio do Fundo não comprometida
com as aplicações de que trata este artigo, será constituída
por títulos emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central do Brasil.
§ 4º – É vedada a aplicação de recursos
de FUNCINES em projetos que tenham participação majoritária
de quotista do próprio Fundo.
§ 5º – As obras cinematográficas e videofonográficas
de natureza publicitária ou jornalística não poderão
se beneficiar dos FUNCINES ou do PRODECINE, de que trata o art. 47 desta Medida
Provisória;
§ 6º – As obras cinematográficas e videofonográficas
produzidas com recursos dos FUNCINES terão seu corte e edição
finais aprovados para exibição pelo seu diretor e produtor responsável
principal.
§ 7º – Nos casos dos incisos I e IV deve haver garantia de veiculação
e difusão das obras.
Art. 44 – Até o período de apuração relativo
ao ano-calendário de 2010, inclusive, as pessoas jurídicas sujeitas
à tributação com base no lucro real poderão deduzir
do imposto de renda devido parcela do valor correspondente às quantias
aplicadas na aquisição de quotas dos FUNCINES.
Parágrafo único – A dedução referida neste
artigo poderá ser utilizada alternativamente à de que trata o
art. 1º da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, até o ano-calendário
de 2006, quando se extinguirá este benefício.
Art. 45 – A dedução de que trata o art. 44 incidirá
sobre o imposto devido:
I – no trimestre a que se referirem os investimentos, para as pessoas
jurídicas que apuram o lucro real trimestral;
II – no ano-calendário, para as pessoas jurídicas que, tendo
optado pelo recolhimento do imposto por estimativa, apuram o lucro real anual.
§ 1º – A parcela a ser deduzida será calculada aplicando-se
percentual correspondente à soma das alíquotas do imposto de renda
das pessoas jurídicas e da contribuição social sobre o
lucro líquido, inclusive adicionais, sobre o valor de aquisição
de quotas dos FUNCINES, limitada a três por cento do imposto devido e
observado o disposto no inciso II do art. 6º da Lei nº 9.532, de 10
de dezembro de 1997.
§ 2º – Os valores que excederem aos limites estabelecidos no
§ 1º não poderão ser utilizados em período de
apuração posterior.
§ 3º – O valor integral dos investimentos efetuados na forma
deste artigo poderá ser deduzido do lucro líquido, na determinação
do lucro real, nos seguintes percentuais:
I – cem por cento, nos anos-calendário de 2002 a 2005;
II – cinqüenta por cento, nos anos-calendário de 2006 a 2008;
III – vinte e cinco por cento, nos anos-calendário de 2009 e 2010.
§ 4º – A pessoa jurídica que alienar as quotas dos FUNCINES
somente poderá considerar como custo de aquisição, na determinação
do ganho de capital, os valores deduzidos na forma do § 3º na hipótese
em que a alienação ocorra após cinco anos da data de sua
aquisição.
§ 5º – Em qualquer hipótese, não será dedutível
a perda apurada na alienação das quotas dos FUNCINES.
§ 6º – O disposto nos §§ 3º a 5º aplica-se,
também, à contribuição social sobre o lucro líquido.
Art. 46 – Os rendimentos e ganhos líquidos e de capital auferidos
pela carteira de FUNCINES ficam isentos do imposto de renda.
§ 1º – Os rendimentos, os ganhos de capital e os ganhos líquidos
decorrentes de aplicação em FUNCINES sujeitam-se às normas
tributárias aplicáveis aos demais valores mobiliários no
mercado de capitais.
§ 2º – Ocorrendo resgate de quotas de FUNCINES, em decorrência
do término do prazo de duração ou da liquidação
do fundo, sobre o rendimento do quotista, constituído pela diferença
positiva entre o valor de resgate e o custo de aquisição das quotas,
incidirá imposto de renda na fonte à alíquota de vinte
por cento.
Art. 47 – Fica instituído o Programa de Apoio ao Desenvolvimento
do Cinema Nacional – PRODECINE, destinado a captar e aplicar recursos
necessários ao fomento de projetos de produção, distribuição,
comercialização e exibição de obras cinematográficas
e videofonográficas brasileiras de produção independente,
bem assim de projetos de infra-estrutura técnica para a atividade cinematográfica,
inclusive pagamento do Prêmio Adicional de Renda de que trata o art. 54,
na forma do regulamento.
§ 1º – Os recursos do PRODECINE poderão ser objeto de
aplicação a fundo perdido, nos casos específicos previstos
no regulamento.
§ 2º – A ANCINE estabelecerá critérios e diretrizes
gerais para a aplicação e a fiscalização dos recursos
do PRODECINE.
Art. 48 – São fontes de recursos do PRODECINE:
I – percentual do produto da arrecadação da Contribuição
para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (CONDECINE);
II – o produto da arrecadação de multas e juros, decorrentes
do descumprimento das normas de financiamento pelos beneficiários dos
recursos do PRODECINE;
III – a remuneração dos financiamentos concedidos;
IV – as doações e outros aportes não especificados;
V – as dotações consignadas nos orçamentos da União,
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
Art. 49 – O abatimento do imposto de renda na fonte, de que trata
o art. 3º da Lei nº 8.685, de 1993, aplicar-se-á, exclusivamente,
a projetos previamente aprovados pela ANCINE, na forma do regulamento, observado
o disposto no art. 67.
Parágrafo único – A opção pelo benefício
previsto no caput afasta a incidência do disposto no § 2º do
art. 33 desta Medida Provisória.
Art. 50 – As deduções previstas no art. 1º da Lei no
8.685, de 1993, ficam prorrogadas até o exercício de 2006 inclusive,
devendo os projetos a serem beneficiados por estes incentivos ser previamente
aprovados pela ANCINE.
Art. 51 – O art. 5º da Lei nº 8.685, de 1993, passa a vigorar
com a seguinte redação:
“Art. 5º – Os valores não aplicados na forma do artigo
anterior, no prazo de cento e oitenta dias contados da data do depósito,
se destinarão à ANCINE, para aplicação em projetos
de fomento à indústria cinematográfica nacional, conforme
disposto em regulamento”. (NR)
Art. 52 – A partir de 1º de janeiro de 2007, a alínea “a”
do inciso II do art. 3º da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991,
passará a vigorar com a seguinte redação:
“a) produção de discos, vídeos, obras cinematográficas
de curta e média metragem e filmes documentais, preservação
do acervo cinematográfico bem assim de outras obras de reprodução
videofonográfica de caráter cultural;” (NR)
Parágrafo único – O Conselho Superior do Cinema poderá
antecipar a entrada em vigor do disposto neste artigo.
Art. 53 – O § 3º do art. 18 da Lei nº 8.313, de 1991, passa
a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 18 – ................................................................................................
§ 3º – As doações e os patrocínios na produção
cultural, a que se refere o § 1º, atenderão exclusivamente
aos seguintes segmentos:
a) artes cênicas;
b) livros de valor artístico, literário ou humanístico;
c) música erudita ou instrumental;
d) exposições de artes visuais;
e) doações de acervos para bibliotecas públicas, museus,
arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição
de equipamentos para a manutenção desses acervos;
f) produção de obras cinematográficas e videofonográficas
de curta e média metragem e preservação e difusão
do acervo audiovisual; e
g) preservação do patrimônio cultural material e imaterial."
(NR)
................................................................................................
Art. 67 – No prazo máximo de um ano, contado a partir de 5 de setembro
de 2001, deverá ser editado regulamento dispondo sobre a forma de transferência
para a ANCINE, dos processos relativos à aprovação de projetos
com base nas Lei no 8.685, de 1993, e Lei no 8.313, de 1991, inclusive os já
aprovados.
Parágrafo único – Até que os processos referidos
no caput sejam transferidos para a ANCINE, a sua análise e acompanhamento
permanecerão a cargo do Ministério da Cultura.
................................................................................................”
O referido ato revoga a Medida Provisória 2.219/2001, convalidando, entretanto,
os atos praticados com base na mesma.
NOTA: Os esclarecimentos necessários ao entendimento do ato ora transcrito encontram-se divulgados no Informativo 36/2001 deste Colecionador, ao final da MP 2.219/2001.
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