De acordo com informações do Procon-SP, nos últimos 11 anos foram registrados 716 campanhas de recall, sendo o de veículos e peças automotivas o mais frequente, com 474 campanhas. Nos últimos dois anos, foram contabilizadas 75 campanhas, sendo 53 em 2012 e 22 de janeiro a junho deste ano.
Os produtos de saúde ficam em segundo lugar, com 40 campanhas de recall; depois vem os produtos de informática, com 21 campanhas; seguido de produtos infantis, com 20; e por fim, alimentos e bebidas, com 10 campanhas. Essas são as categorias que mais se destacam.
Tratando-se da categoria de alimentos e/ou bebidas - por ter uma maior quantidade de produtos atingidos em um recall - o Procon-SP alerta para a necessidade de uma atuação instantânea dos fabricantes - seja recolhendo ou avisando à população - por conta da facilidade de ingestão imediata dos produtos com defeito.
Segundo a Fundação, "enquanto o recall de veículos usualmente tem origem em testes realizados na fábrica, na linha de produção, antes da venda, permitindo a minimização dos riscos, os defeitos em alimentos e medicamentos geralmente são detectados após a ocorrência do acidente. O consumidor ingere, passa mal e recorre ao serviço de atendimento da empresa, noticiando o fato".
Para facilitar a vida do consumidor, o Procon-SP disponibiliza um banco de dados online de recall, que pode ser acessado pelo site do Procon (http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp). No site, você poderá consultar os produtos que estão sendo ou foram alvo do recall.
Fonte: Infomoney