x

Só 79% das empresas investem mesmo em gestão, diz pesquisa

Segundo pesquisa da FNQ, é natural que o foco dos investimentos é na gestão de resultados e que nenhuma empresa sobrevive sem eles. Porém, o foco somente em resultado é imediatista e é preciso se pensar a longo prazo...

12/08/2013 11:02:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Só 79% das empresas investem mesmo em gestão, diz pesquisa

São Paulo – Uma pesquisa realizada em julho pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) junto a executivos de 212 empresas brasileiras revela que quase a totalidade deles (99,53%) deles acredita que investir na melhoria da gestão contribui para a competitividade da corporação, mas apenas 79% consideram que sua companhia se preocupa com o assunto. 

Para o superintendente da FNQ, Jairo Martins, a disparidade nos números pode ser explicada pelo fato de a maioria das práticas para o aprimoramento da gestão não ter uma metodologia de medição. "Treinamentos, planejamento estratégico, o tempo gasto pelas equipes para desenvolver essas questões, nada disso é monetário. Tudo tem a ver com a comunicação do líder com a equipe. Em uma empresa bem estruturada, a melhoria da gestão faz parte de atividades cotidianas", diz. 

Entre os executivos questionados, 78% afirmaram que a empresa onde trabalham avalia a gestão periodicamente e 82% disseram que é feito o investimento em recursos não financeiros para a melhoria da gestão, como políticas para treinar e capacitar colaboradores, ações socioambientais e programas de consulta ao cliente. 

Em relação aos investimentos financeiros, mais da metade (58%) não sabe dizer o quanto é investido para aprimorar a gestão. Vinte e um por cento afirmaram que é investido até 2% do faturamento total, 13% disseram investir de 2 a 5%. Quatro por cento afirmam gastar de 5 a 10% e outros também 4% investem acima de 10% em gestão. "Investir até 5% do faturamento seria o ideal. A menos que a empresa já tenha um modelo de gestão eficiente. Nesse caso, o gasto seria relativo somente à manutenção das práticas e capacitação de novas pessoas", diz Martins.

Prioridades

De acordo com a pesquisa, a maior preocupação dos executivos quanto à gestão é referente ao resultado (67% deles focam nesse ponto). Em seguida aparecem pessoas e processos (51% cada), estratégias e planos (49%), clientes (46%), liderança (41%), Informação e conhecimento (34%) e, por último, a sociedade (26%).

Nenhuma empresa sobrevive sem bons resultados, por isso, a preocupação é natural. Porém, Martins afirma que a falta de equilíbrio entre os pontos pode gerar sérios problemas. "O foco somente em resultado é imediatista e é preciso se pensar a longo prazo. Um exemplo extremo é a Boate Kiss (em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio matou 242 pessoas em janeiro deste ano). Nesse caso, o primeiro pensamento foi o financeiro: usaram material de baixa qualidade, lotaram a casa de clientes, não pensaram em saídas de emergência. Não investiram em sociedade. Deu muito lucro, a princípio, mas agora tem uma reputação zero", diz. 

Para os executivos que responderam ao questionário, o setor empresarial que mais investe em gestão é o automobilístico (47% indicaram), seguido pelos bancos (42%). Em último lugar, ficou o setor de transportes (3%). "O setor de automóveis sofre muita concorrência e é muito inovador: um novo modelo de carro é lançado a cada ano.  Já no de transportes, o problema está nos contratos, que são milionários e levam as empresas a se satisfazerem e não preocuparem em melhorias. Agora é que a população está cobrando", explica Martins.

SETOR

PORCENTAGEM APONTADA

Automobilístico

  47%

Bancos

  42%

Energia

  39%

Tecnologia

  39%

Química e petroquímica

  29%

Serviços

  27%

Telecomunicações

  18%

Alimentos e bebidas

  17%

Siderurgia e metalurgia

  14%

Papel e celulose

  11%

Saúde e farmácia

  11%

Mineração

  10%

Eletroeletrônica

  7%

Agricultura

  7%

Comércio

  6%

Têxtil e vestuário

  5%

Transporte

  3%

Luísa Melo

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.