x

INSS começa recadastramento

Para evitar filas, governo pede que aposentado compareça apenas no dia do pagamento Os bancos começam hoje a recadastrar os 2,5 milhões de aposentados e pensionistas

01/11/2005 00:00:00

2,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Para evitar filas, governo pede que aposentado compareça apenas no dia do pagamento Os bancos começam hoje a recadastrar os 2,5 milhões de aposentados e pensionistas convocados inicialmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . A recomendação do Ministério da Previdência é que os convocados compareçam apenas no dia de recebimento do benefício, para evitar tumultos. Assim, o governo espera que não se repitam as filas que castigaram os idosos no malsucedido recadastramento promovido em 2003. O objetivo do recadastramento é detectar possíveis fraudes no pagamento de benefícios, como pagamentos pessoas já mortas ou desvio de recursos dos beneficiários. O Ministério da Previdência calcula que 20% das aposentadorias do INSS sejam pagos indevidamente. Para se recadastrar, o beneficiário deve comparecer ao banco onde recebe seu dinheiro e apresentar CPF e um documento de identificação (RG, carteira de motorista, carteira profissional, passaporte ou registro do conselho profissional). É preciso, ainda, devolver preenchido o formulário entregue pelo banco no momento da convocação. Beneficiários que recebem pelo Banco do Brasil - 25,7% do total - não precisam devolver o formulário. Um funcionário do banco será designado para fazer o preenchimento dos dados diretamente na rede. Os segurados têm 90 dias para se recadastrar. Quem tiver se esquecido dos documentos no dia do recebimento da aposentadoria poderá deixar para se recadastrar no dia do pagamento do benefício do mês seguinte. Quem não foi convocado não precisa comparecer às agências, por enquanto. Para confirmar se houve convocação para a primeira etapa do recadastramento, o beneficiário poderá fazer a consulta pela internet. O serviço está disponível no site {www.previdencia.gov.br} no link censo previdenciário, localizado à direita da tela. O aposentado poderá, ainda, consultar a relação dos documentos necessários e preencher e imprimir o formulário do censo. Quem não comparecer à agência para o censo será convocado por carta e, em seguida, por edital. Não será cancelado nenhum benefício antes de se esgotarem todas as possibilidades de convocação do aposentado. Na segunda etapa do censo previdenciário, que vai de março a dezembro de 2006, serão recadastrados 13,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

Fonte: JB On-Line

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>