x

Especial DIPJ: opção pelo RTT deve ser feita agora

O regime é uma espécie de transição enquanto as normas contábeis pelos moldes internacionaisAlém de diversas

14/07/2009 00:00:00

3,3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

O regime é uma espécie de transição enquanto as normas contábeis pelos moldes internacionais

Além de diversas particularidades, o programa para transmissão da declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica do exercício 2009, ano-calendário 2008, conta com a possibilidade de adesão, pelo contribuinte, ao Regime Tributário de Transição.

Esse regime é uma espécie de transição enquanto as normas contábeis pelos moldes internacionais do IFRS não entram efetivamente em vigor - portanto, será optativo para os anos-calendário de 2008 e 2009.

A partir de 2010, o RTT será obrigatório para todas as pessoas jurídicas. A determinação também valerá para cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) , da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) .

"Com isso, ele vai desvincular as alterações da contabilidade para fins fiscais", informou recentemente a diretora de Conteúdo da FISCOSoft, Juliana Ono.

"Ainda não temos o modelo para declaração das empresas que utilizam o lucro real, que são as mais impactadas pelas alterações nas normas contábeis das S/As. Isso mostra que, as normas contábeis vão, de uma forma ou de outra, refletir nos resultados das companhias que utilizam o lucro real", dissera.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.