Além do Google ter sido espionado pela NSA (Agência de Segurança Nacional) dos EUA, de acordo com reportagem do "Fantástico", da TV Globo, a Petrobras também teria sido outro alvo da norte-americana.
De acordo com os documentos vazados pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden, que está atualmente em exílio na Rússia, a agência espiona várias redes privadas de computador, inclusive da companhia brasileira.
A reportagem mostrou que a agência poderia usar certas informações para beneficiar companhias como no Leilão do pré-sal do Campo de Libgra ou obter dados sobre a tecnologia detida pela petrolífera brasileira para exploração de petróleo em águas ultraprofundas.
A NSA enviou uma nota ao programa, afirmando que coleta informações econômicas para prevenir crimes financeiros e não para usar de maneira que possam beneficiar empresas norte-americanas.
A denúncia feita pelo "Fantástico", afirmou o Palácio do Planalto, não muda o quadro em relação à cobrança que a presidente Dilma Rousseff fez ao presidente dos EUA, Barack Obama, na semana passada, na Rússia.
Fonte: Infomoney