x

Receita investigará cerca de 1,5 mil suspeitos de irregularidades

A Receita Federal lançará na próxima segunda-feira (3) uma investigação sobre 1.481 pessoas físicas suspeitas

05/08/2009 00:00:00

1,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Receita Federal lançará na próxima segunda-feira (3) uma investigação sobre 1.481 pessoas físicas suspeitas de sonegação em operações na Bolsa de Valores. De acordo com o órgão, esses contribuintes movimentaram R$ 81 milhões.

Para chegar aos suspeitos, a Receita monitorou 10.950 contribuintes nos últimos cinco anos que movimentaram R$ 34 bilhões no período. Com base em dados enviados pelas corretoras de valores, cruzou as informações e descobriu indícios de omissões.

De acordo com a Receita, a Ação ocorrerá em todo o país. O órgão, no entanto, não forneceu informações sobre números regionais.

Antes de serem intimados, os contribuintes com suspeita de sonegação terão chance de regularizar as pendências. Eles poderão retificar as declarações e pagar as eventuais diferenças de impostos, acrescidas de juros e multa de mora, limitada a 20%.

Se não resolverem a situação nesse período, os contribuintes investigados perderão a oportunidade de corrigir as declarações. Nesse caso, o imposto será cobrado de uma só vez e a multa de ofício será maior, variando de 75% a 150%. Se a Receita constatar fraude, os suspeitos poderão responder criminalmente.

Fonte: Agência Brasil

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato***

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.