x

Começa o prazo para a DIPJ - Lucro Real e imunes

A Receita Federal do Brasil disponibilizou ontem (17), o Programa Gerador da Declaração (PGD) para as empresas tributadas com base no lucro real

18/08/2009 00:00:00

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Receita Federal do Brasil disponibilizou ontem (17), o Programa Gerador da Declaração (PGD) para as empresas tributadas com base no lucro real e pessoas jurídicas imunes ou isentas, do ano-calendário de 2008. O prazo para apresentar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) vai até o dia 16 de outubro de 2009.

De acordo com a Receita, no ano passado, aproximadamente 150 mil empresas enviaram declaração utilizando esta forma de apuração do imposto, o equivalente a cerca de 20% do total das pessoas jurídicas. A maior parte das empresas utiliza como forma de apuração o lucro presumido ou arbitrado, cujo prazo para envio terminou no mês passado.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, lembra, que, embora se trate do cumprimento de uma obrigação legal, a agilidade na liberação do programa para empresas tributadas com base no lucro real, bem como um prazo adequado para entrega da declaração, foram solicitadas e reiteradas, por meio de ofícios e gestões da Fenacon junto à Receita Federal do Brasil. "Fizemos questão de acompanhar de perto esse processo em prol das empresas de Serviços contábeis brasileiras", enfatizou.

O PGD pode ser acessado, no sitio da Receita Federal, por meio do endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/DIPJ2009.htm.

Fonte: Fenacon

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.