x

Empreendedorismo: 4 atitudes de Breaking Bad que você deve evitar

Colocar a família à parte dos negócios, trair e sabotar parceiros e lançar mão de qualquer método para atingir os objetivos estão entre os piores equívocos de 'Heisenberg' e de muitos empreendedores.

02/10/2013 11:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreendedorismo: 4 atitudes  de Breaking Bad que você deve evitar

Quem assistiu ao seriado 'Breaking Bad' sabe que existem princípios da Administração que foram fielmente aplicados na história e nos personagens. É fácil reconhecer elementos como cadeia de suprimentos, relações com fornecedores, táticas de negociação, controle de qualidade e gestão financeira na aclamada série. Também é possível destacar características empreendedoras no protagonista Water White, honrado pai de família e professor de química que chuta o balde e resolve seguir o que considera sua verdadeira vocação.

Mas em que pese o primor de Walter em idealizar e executar diversas estratégias para beneficiar o seu negócio e aniquilar os concorrentes, algumas atitudes do empreendedor foram cruciais para a derrocada do seu empreendimento e, principalmente, da sua vida pessoal. Engana-se quem pensa que se trata apenas da violência ou do fato de ser um negócio criminoso -- por natureza, insustentável. Colocar a família à parte dos negócios, trair e sabotar parceiros e lançar mão de qualquer método para atingir os objetivos estão entre os piores equívocos de 'Heisenberg' e de muitos empreendedores.

Entenda por quê:

1. Tudo para ganhar dinheiro

White se livra de qualquer prova dos seus crimes -- o que inclui a nefasta técnica de dissolver corpos. Mas é incapaz de se desfazer da evidência principal: o dinheiro. Esse é o motivo que o atraiu para a vida criminosa, pela qual tomou gosto, e o único objetivo pelo qual trabalha. Todas as estratégias são orientadas a obter mais lucros, não importa o custo. Erro fatal. O motivo é o próximo ponto.

2. Tratar colaboradores como "ativos" dispensáveis

Existe um elemento mais importante do que o dinheiro numa empresa: pessoas. Há quem diga que empresas são pessoas. Estar disposto a se desfazer de sócios, investidores e colaboradores com a facilidade de quem troca uma camisa em nome dos ganhos financeiros é um caminho perigoso. Geralmente tem um fim trágico.

A cena que melhor ilustra esse ponto é onde White ordena o assassinato de 11 ex-funcionários de Gustavo Fring (seu antigo chefe) em uma janela de dois minutos, para eliminar testemunhas -- isso depois de matar um dos sócios. Tá certo: a fonte secou e os caras iam abrir o bico com prodigiosa generosidade; além disso, faziam parte do esquema anterior, não da "nova ordem". No entanto, o ato desperta uma insegurança extrema nos novos e velhos sócios, incluindo o jovem traficante Jesse Pinkman, levando a uma queda na produtividade e ao início dos arranjos para acabar com o reinado do líder White.

3. Manter  sua família à parte dos negócios

Um projeto empreendedor tem muito mais chance de dar certo quando a família está envolvida. São essas as pessoas que vão lhe apoiar incondicionalmente, fornecer uma força de trabalho -- intelectual e física -- expressiva, ajudar no desenvolvimento de estratégias e acreditar no negócio nos altos e baixos. Separar negócios e família é ruim. Mentir para a família é suicídio corporativo, um ato destrutivo para as pessoas e para a empresa.

Skyler não seria apenas um ombro amigo: é a sócia ideal. Contadora experiente, entende tudo de finanças e conhece os trâmites da Receita Federal. Mas também é escritora, e sabe elaborar boas histórias. E são as histórias quem dão significado, veracidade, credibilidade e plausibilidade legal às operações escusas de Walter White. É uma aplicação de mestre da estratégia de storytelling. Sem a esposa, os dias de cozinheiro de Walter White teriam sido bem mais breves.

4. Escolher novos sócios apenas pelo que podem oferecer

Um bom líder saber ler pessoas. É uma habilidade rara, mas estratégica e talvez vital em uma negociação. É essencial para escolher novos sócios e colaboradores: você não quer ter ao seu lado alguém que não hesita em matá-lo (ou passar para trás) na primeira oportunidade. Foi outro erro mortal de Walter White.

Associou-se a assassinos inescrupulosos e a uma fornecedora de metilamina ambiciosa, fraca, insegura e cruel. Em certo ponto, eles assumiram o negócio, e o produto perdeu qualidade imediatamente -- ou melhor, foi desfigurado. Para fabricar uma metanfetamina nos padrões ideais de qualidade, escravizaram seu antigo parceiro. Sua esposa e filhos são ameaçados por serem testemunhas. Quando Walter resolveu voltar do exílio, tornou-se o alvo perfeito para uma queima de arquivo.

Eber Freitas

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.