Um acordo feito entre a prefeitura de SP e a Caixa Econômica Federal, facilitará a vida dos imigrantes de países membros do Mercosul que residem na cidade de São Paulo.
A medida, que entrará em vigor no dia 26 deste mês, trata-se de um acordo de cooperação para a bancarização e inclusão financeira de imigrantes residentes na capital paulista. Com essa medida, os imigrantes terão acesso a conta corrente, poupança, microcrédito, remessas ao exterior e educação financeira. As remessas de até US$ 3 mil, por um prazo de seis meses, serão isentas de cobrança de tarifa.
As comunidades de imigrantes bolivianos, paraguaios e peruanos serão o foco do acordo no primeiro momento. As outras comunidades serão beneficiadas na medida em que suas representações diplomáticas manifestarem interesse junto à prefeitura.
Além dos documentos normais exigidos para todos os clientes, a Caixa passará a aceitar como documento de identidade o protocolo do pedido do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), concedido pela Polícia Federal, acompanhado do documento de identidade do país de origem.
O vice-presidente de Varejo e Atendimento da Caixa, José Henrique da Cruz, afirma que o microcrédito da Caixa vai permitir que eles tenham uma alternativa mais barata de acesso ao crédito para capital de giro e investimento em ativo fixo.
Fonte: Infomoney