x

Inovação impulsiona o setor contábil a optar pela especialização

15/09/2009 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inovação impulsiona o setor contábil a optar pela especialização

O momento atual da Economia vem trazendo ao Brasil uma especialização do setor contábil, principalmente com a chegada de inovações como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) , Nota Fiscal Eletrônica. Além disso, há maior internacionalização, com a chegada dos IFRS, que são as normas internacionais de contabilidade.

A afirmação é do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), José Maria Chapina Alcazar. "O segmento contábil se adapta a todos os momentos. Por isso, os profissionais precisam investir na educação continuada", disse.

Segundo Chapina, o setor contábil não conviveu com a recessão. "Quanto mais o País entra em crise, mais aumentam as demandas por um planejamento estratégico", explica.

Em evento realizado ontem à noite na Câmara dos Vereadores de São Paulo, o presidente do Sescon-SP destacou as principais mudanças que o segmento vem vivenciando nos últimos tempos. Uma das principais é o Alvará Eletrônico, que, de acordo com a entidade, é uma chance de legalizar as cerca de 95% de empresas brasileiras que não têm alvará de funcionamento.

O sistema, implantado inicialmente no site da Prefeitura de São Paulo, permite que qualquer empreendedor acesse o sistema e, por meio do número da escritura do local, consiga retirar, em questão de minutos, o alvará para o funcionamento do seu empreendimento - no caso de imóveis que tenham até 150 metros quadrados.

Com a mesma ferramenta, o novo empreendedor consegue verificar se a atividade comercial que ele deseja estabelecer em determinado local é permitida naquela região.

"Essa sugestão de simulação [que partiu do Sescon] representa um grande avanço tecnológico", ressaltou Chapina Alcazar.

Desde sua fundação, em 1949, o Sescon-SP concilia a prestação de Serviços no território paulista à luta permanente pela diminuição da Carga Tributária e ao surgimento de um melhor ambiente para o desenvolvimento do empreendedorismo em todo o País.

Atualmente, a entidade representa cerca de 67 mil empresas paulistas contábeis e de assessoramento e conta com uma Universidade Corporativa.

Segundo o presidente do Sescon-SP, José M. Chapina Alcazar, o setor contábil vive um momento especial com a implementação de novas tecnologias e a internacionalização, com os IFRS.

Fonte: DCI

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.