
Não é apenas por questões financeiras que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) escolhem trabalhar com um determinado plano de saúde, mas também por este ser um grande atrativo para bons profissionais. Para optar por uma das 1.400 operadoras cadastradas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), é necessário analisar as necessidades de cada organização e comparar as ofertas de mercado.
A Plansul, empresa de comercialização e gestão de seguros saúde empresariais, divulgou uma pesquisa que indica a variação de preços e orienta os empreendedores sobre os principais critérios que devem guiar a contratação de uma apólice nesta área.
A pesquisa agrupa os planos de saúde nos níveis básico, intermediário e top, simulando as coberturas típicas para os níveis hierárquicos de uma empresa: funcionários em geral, gerentes e diretores, respectivamente. Para a comparação, foram selecionados apenas planos de grandes seguradoras com coberturas equivalentes. Os resultados mostram que, para planos básicos, os preços variam de R$ 114 a R$ 170; intermediário de R$ 188 a R$ 213; e top de R$ 357 a R$ 459.
Na prática, para cada cliente que deseja contratar ou substituir o seguro saúde de seus colaboradores, é necessário fazer uma análise personalizada.
De acordo com a Plansul a pesquisa é um indicativo de preços e os três principais parâmetros que impactam o custo final de um seguro saúde, considerando perfis etários similares, são: rede de hospitais, cobertura geográfica, e reembolso. Para cada um destes itens as dicas são:
1. Rede de hospitais e laboratórios
É recomendável observar a quantidade de hospitais próximos à empresa. Se ela está localizada na Zona Sul, por exemplo, não faz muito sentido contratar um plano cujos prestadores de serviço estejam concentrados na Zona Norte.
2. Cobertura geográfica
Planos com cobertura nacional são mais caros do que aqueles restritos a grandes centros urbanos. Tipicamente, PMEs têm presença localizada e devem dar preferência ao segundo tipo. Se a empresa possuir representantes comerciais espalhados pelo país, é possível que surja o dilema de contratar um seguro para fábrica ou escritório central e outro para os empregados distantes. Lembre-se que gerenciar múltiplas seguradoras dá trabalho e pode não compensar pequenas diferenças de preço.
3. Reembolso
Normalmente é ofertado (e mais utilizado) pelo nível gerencial ou acima. É importante porque permite que o usuário utilize um médico de sua confiança não credenciado à rede, com direito à reembolso (até limites pré-determinados) para consultas ou outros tratamentos. Com isso o usuário não fica restrito aos médicos do “livro”.
Fonte: ADMINISTRADORES.COM