x

Receita vai apertar fiscalização nas empresas

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, prepara medidas para recuperar a arrecadação de tributos. O alvo principal

19/09/2009 00:00:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, prepara medidas para recuperar a arrecadação de tributos. O alvo principal é a inadimplência. ''''Estou atolado com a revisão do sistema de arrecadação'''', disse ele, ontem. Para ele, a receita tributária só deve melhorar no último trimestre.

A determinação para melhorar os números até o fim do ano é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele está convencido de que a melhora dos indicadores da Economia nos últimos meses já poderia ter apresentado algum reflexo na arrecadação.

Segundo assessores do ministério, o resultado ruim de 2009 reflete, além dos efeitos da crise mundial, o fraco desempenho da administração tributária na cobrança e fiscalização dos tributos.

As medidas incluirão a intensificação do combate à inadimplência, a criação de duas delegacias - no Rio e em São Paulo - especializadas na fiscalização de grandes empresas e o fortalecimento das delegacias especializadas em instituições financeiras. A Receita ainda conta com a recuperação dos crédito-prêmio de IPI, criado para incentivar as exportações, que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou extinto a partir de 1990.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.