x

Setor de confecções de olho no Sped

19/09/2009 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setor de confecções de olho no Sped

Os impactos positivos da utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foram apresentados, ontem, em Fortaleza, com o intuito de preparar empresários e comerciantes do setor de confecções a enviar seus dados contábeis e fiscais para a Receita Federal.

O principal objetivo do Sped é evitar o acúmulo de papel gerado pelos lançamentos contábeis, antes organizados em livros Diário e Razão; bem como, eliminar declarações das movimentações fiscais.

Pelo software, as informações são repassadas diretamente para a Receita Federal. A simplificação da operação traz vantagens até para o meio ambiente, pois diminui o número de papel e, por conseqüência, o corte de árvores. Outros benefícios são a comodidade no acesso à Receita e facilidade no armazenamento, inclusive, com diminuição de custos. Além disso, através do sistema de padronização, é possível emitir notas fiscais eletrônicas.

Para a Receita Federal, as informações tributárias ficam atualizadas mais facilmente. Também é possível diminuir a burocracia nas operações, através do cruzamento de informações tributárias.

Alinhamento de processos
De acordo com Jorge Cysne, diretor da Fortes Informática - uma das organizadoras do evento -, é importante que o setor de confecções se prepare para as mudanças. "A questão principal é o nível de organização das empresas e o alinhamento dos processos internos para atender a legislação", defende.

Nesse aspecto, "a figura do contador é fundamental para o envio dos dados de forma correta", destaca Cysne. Também participou da organização do evento a empresa Gera Software.

O encontro foi direcionado tanto para lojas e empresas na área. Foram mobilizados profissionais do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná.

Fim do mês
O prazo para 15 mil empresas de todo o País se adequarem ao Sped Fiscal vai até o dia 30 de setembro. Para saber se a sua empresa está entre elas, basta consultar o site www.receita.fazenda.gov.br.

Fonte: Diário do Nordeste

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.