x

Empresas podem reduzir pela metade multa da declaração de imposto

As empresas podem reduzir multa da declaração de imposto de renda em até 50%. Para economizar metade do valor, o contribuinte deve, antes

27/11/2009 00:00:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

As empresas podem reduzir multa da declaração de imposto de renda em até 50%. Para economizar metade do valor, o contribuinte deve, antes de ser notificado pelo Fisco, acessar o site da Receita Federal e emitir um Darf informando o interesse em efetuar o pagamento. "A empresa pode fazer isto. Basta calcular a multa e emitir a nota", explicou o advogado tributarista Eduardo Galvão.

O código a ser preenchido no momento da emissão do Darf é o 5338 e a cobrança é fixada em 2% ao mês de atraso sobre o montante de imposto informado na declaração, limitada a 20%. A penalidade mínima é de R$ 500.

Desconto de 25%
As empresas que não conseguirem utilizar deste artifício e foram avisadas de suas pendências podem obter descontos de 25% do débito. Basta enviar os documentos solicitados pelo Fisco no prazo, caso a empresa não tenha apresentado declaração.

Fonte: InfoMoney

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.