x

IFRS da crise traz perdas de 7% nos balanços

10/12/2009 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IFRS da crise traz perdas de 7% nos balanços

Pesquisa da FGV conclui que efeitos negativos do novo padrão contábil nos resultadosd e 2008 foram agravados com recessão dos mercados

O novo padrão contábil, IFRS, trouxe um impacto positivo nos resultados líquidos das empresas de 8% em 2007, mas negativos de 7% em 2008. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenada pela professora Edilene Santana Santos.

Segundo a especialista, os efeitos negativos correm porque a norma contábil brasileira é mais conservadora que a internacional. A norma para equivalência patrimonial, por exemplo, determina que sejam incluídos todos os investimentos com participação acima de 20%, e não apenas os relevantes. De acordo com o estudo, esse CPC foi responsável por uma queda de 22,6% nos balanços de 2007 e de 2,6% nos de 2008.

A redução verificada no ano passado, porém, teria sido provocada principalmente pelos efeitos da crise internacional, segundo Edilene, visto que os índices que apresentaram mudança nos balanços têm correlação com esse período.

Com a aplicação de regras como o valor justo para instrumentos financeiros, as empresas viram seus resultados caírem consideravelmente em um momento de baixa dos mercados.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade