x

Nota Fiscal Eletrônica já recebeu 500 pedidos de credenciamento

O site da Nota Fiscal Eletrônica, lançado no fim do mês de novembro, já recebeu quase 500 pedidos de credenciamento de prestadores

10/12/2009 00:00:00

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

O site da Nota Fiscal Eletrônica, lançado no fim do mês de novembro, já recebeu quase 500 pedidos de credenciamento de prestadores de serviços para habilitação ao sistema. Nesta primeira fase de credenciamentos, foram convocadas empresas das áreas de saúde e informática, num total de 1.732 prestadores de serviços cadastrados no município. Esses empresários serão os primeiros a abandonar a nota fiscal convencional, em papel, já em 1º de janeiro de 2010.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) vai substituir as notas impressas. A implantação do programa deve, ainda, resultar no estímulo à "cultura da nota fiscal", pois o tomador de serviço que exige o documento fiscal passará, a partir da conclusão da implantação do programa, a concorrer a sorteios. O sistema permitirá, ainda, que o tomador de serviço confira se a nota fiscal é autêntica.

Com o novo sistema, em apenas sete dias úteis, 55 empresas já tiveram seus pedidos de credenciamento analisados e aprovados. Todos os 19,3 mil prestadores de serviços cadastrados na Secretaria Municipal de Receita (Semre) estarão emitindo notas fiscais eletrônicas até maio do próximo ano. Assim, a cada serviço realizado, a "comunicação" da geração de um tributo sobre o serviço é informada à Secretaria de Receita automaticamente, através do sistema.

Os credenciamentos foram divididos em cinco fases e, segundo o secretário municipal de Receita, José Cezar Estoduto, a transição para o novo sistema não tem encontrado qualquer resistência entre os prestadores de serviço. O próximo segmento a se habilitar é o de centros de estética, barbearias, centros de emagrecimento e academia de dança, ginástica e similares. Estes começam a emitir a nota fiscal eletrônica em 1º de fevereiro.

Além da criação de um banco de dados e da contratação de uma plataforma para a utilização desse sistema, a Prefeitura de Campo Grande colocou no ar também um site que reúne todas as informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica, bem como estatísticas atualizadas quase em tempo real sobre credenciamentos e aprovações de cadastros. A plataforma virtual "Nota Fiscal de Serviços Eletrônica" é acessada no endereço www.pmcg.ms.gov.br/nfse e contém o acesso ao cadastro, a legislação, o cronograma e todas as informações relacionadas ao programa, além de um vídeo tutorial para o ingresso no sistema.

Fonte: PMCG

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.