x

IFRS será finalizado dia 22; 4 regras ficam de fora

Em um primeiro momento, todas as determinações deveriam ser editadas até o fim de setembroAgora é confirmado: a Comissão

12/12/2009 00:00:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Em um primeiro momento, todas as determinações deveriam ser editadas até o fim de setembro

Agora é confirmado: a Comissão de Valores Mobiliários publicará as últimas normas de transição da contabilidade brasileira ao modelo internacional do IFRS até o dia 22, uma terça-feira. A informação foi passada pela cúpula de profissionais que compõem o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) na última quinta-feira (10). Por outro lado, quatro regras ficarão para 2010 ou, ainda para os próximos anos.

Em um primeiro momento, todas as determinações deveriam ser editadas até o fim de setembro. Contudo, conforme justificaram os responsáveis, atrasos na criação de regras do próprio órgão europeu, o Iasb (International Accounting Standards Board), acabaram por interferir no calendário brasileiro. Em um segundo momento, foi garantido que as publicações ocorreriam até a próxima terça-feira (15).

São duas normas CPCs que sairão até o dia 22: CPC 37 - "Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS 1)" e CPC 43 - "Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 40". Além disso, serão mais 12 interpretações técnicas, ou ICPs. Veja a lista:

 ICPC 01 - Contratos de Concessão (IFRIC 12)
 ICPC 02 - Contrato de Construção do Setor Imobiliário (IFRIC 15)
 ICPC 03 - Aspectos Complementares das Operações de Arrendamento Mercantil (IFRIC 4, SIC 15 e SIC 27)
 ICPC 04 - Alcande do Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em ações (IFRIC 8)
 ICPC 05 - Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em ações - Transações de Ações do Grupo e em Tesouraria (IFRIC 11)
 ICPC 06 - Hedges de Investimentos Líquidos em uma Operação no Exterior (IFRC 11)
 ICPC 07 - Distribuição de Dividendos in Natura
 ICPC 09 - Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Contábeis Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método de Equivalência Patrimonial
 ICPC 10 - Esclarecimentos sobre os Pronunciamentos Técnicos CPC 27 - Ativo Imobilizado e CPC 28 - Propriedade para Investimento
 ICPC 11 - Reconhecimento em Transferência de Ativos dos Clientes (IFRIC 18)
 ICPC 12 - Mudanças em Passivos por Desativação, Restauração e Outros Passivos Similares

Pronunciamentos programados e não emitidos
De acordo com Eliseu Martins, diretor da Comissão de Valores Mobiliários e consultor da Fipecafi, os quatro pronunciamentos que ficarão de fora neste ano não teriam muito no contexto geral de transição contábil. São eles:

 CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração de Apresentação das Demonstrações
 CPC 34 - Exploração e Avaliação de Recurso Mineral
 CPC 41 - Resultado por Ação
 CPC 42 - Contabilidade e Evidenciação da Economia em Hiperinflação

"O CPC 00 não é essencial para sair em 2009, porque sua apresentação ocorrerá apenas no fim de 2010", justificou Martins. No caso do CPC 34, como o próprio Iasb não chegou a um consenso sobre o tema, não seria necessária a aprovação por parte do órgão brasileiro.

O CPC 41 deve vir no começo do ano, mas também não é essencial para o balanço em si. Já o caso do CPC 42, que trata de hiperinflação, não é necessário para a economia brasileira. "Hiperinflação é apenas aquela que tem 100% no acumulado de três anos. Estamos propondo modificações neste texto para o Iasb", finalizou.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.