x

Receita usa notebooks para fiscalizar comércio irregular em São Paulo

17/12/2009 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita usa notebooks para fiscalizar comércio irregular em São Paulo

A Receita Federal em São Paulo informou que os agentes que fiscalizam, desde ontem (16), o comércio irregular na região central da capital utilizam notebooks com acesso à internet para que, durante a visita ao estabelecimento sejam consultados os dados cadastrais e a veracidade dos documentos fiscais.

"Todas as mercadorias sem cobertura de documentos fiscais, amparadas em notas fiscais frias, ou cuja entrada regular no país não fique comprovada, serão apreendidas. Também podem ser alvo de apreensão computadores e outros documentos de interesse fiscal", informou a Receita.

As abordagens estão sendo feitas na região da Rua 25 de Março, área onde se concentram lojas voltadas ao comércio popular e onde existe uma galeria especializada em artigos eletrônicos. Ainda não há um balanço do material apreendido, mas segundo a Receita, a maior parte das apreensões de hoje é de CDs de jogos eletrônicos.


Atuam na Operação Descaminho 60 auditores fiscais e agentes à paisana que verificam os pontos de venda de eletroeletrônicos e artigos de informática. Os locais escolhidos são aqueles onde se desconfia da existência de aparelhos sem nota fiscal ou de descaminho. O objetivo da Receita é manter a frequência dessas fiscalizações, selecionando menor número de alvos onde se desconfia da irregularidade da mercadoria.


Durante todo o dia de ontem, a Operação Descaminho fiscalizou dez lojas na Rua Santa Ifigênia, onde apreendeu notebooks, placas-mãe, placas de vídeo, discos rígidos externos e outros suprimentos de informática. Ao todo, os fiscais recolheram 34 caixas de 40 quilos, totalizando cerca de R$ 500 mil. De acordo com a Receita, grande parte dos notebooks eram remanufaturados, ou seja, compostos de partes usadas, sem garantia ou com a vida útil comprometida, montados sobre carcaças que dão a ideia de aparelhos novos.

Fonte: Agência Brasil

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade