Para José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, a estratégia fundamental a ser adotada neste momento é reforçar o treinamento para atender os clientes. Segundo ele, o lojista precisa ter em mente que os clientes que estão aflitos para comprar seus presentes e deixaram esta tarefa para a última hora desejam que o atendimento seja um auxílio neste momento de pressa. "O treinamento tem que ser constante tanto para a equipe de atendimento quanto da administração da loja. Para os primeiros, é fundamental conhecer bem as características dos produtos oferecidos e ter agilidade para oferecer diversas opções de presentes para os clientes indecisos", diz Oliveira.
Para garantir que o funcionário consiga atender todas as demandas dos clientes com eficiência, o lojista deve se assegurar de que tem os estoques necessários e que os produtos estejam bem organizados nas prateleiras para que a sua saída não seja prejudicada por um espaço desorganizado. O proprietário da loja tem que ter em mente que, se tiver contratado uma equipe de temporários, os estoques devem ser colocados em um espaço acessível e bem organizados por tipo e tamanho de produto, para que eles não percam tempo durante o atendimento aos clientes. Informações sobre ofertas especiais, instruções sobre como negociar preços com os clientes e oferecer informações claras sobre o sistema de trocas devem ser transmitidas à equipe constantemente.
Quanto às ações de publicidade, o consultor do Sebrae-SP alerta que ainda é possível enviar material publicitário via e-mail para os clientes e reforçar as novidades e ofertas através das redes sociais como o Facebook. Segundo ele, há um grande número de gráficas rápidas que atendem pedidos de última hora de banners e folhetos. "As redes sociais podem ser muito úteis nos dias que antecedem o Natal, pois ofertas especiais podem ser veiculadas de acordo com o perfil dos clientes, o que causa mais impacto", acrescenta Oliveira.
No caso de o estabelecimento atender um público variado, a dica é criar espaços específicos para crianças, adolescentes, homens e mulheres. Além disso, deve oferecer embalagens de acordo com cada um desses públicos para facilitar as necessidades dos clientes que adquirem muitos itens e precisam diferenciá-los. O lojista pode criar kits com diversos produtos para cada um desses públicos.
Fornecedores – O relacionamento do lojista com os fornecedores também precisa estar afiado, nas palavras do consultor do Sebrae. Qualquer atraso na entrega de mercadorias pode se traduzir em uma venda perdida, pois os clientes estão mais exigentes e pesquisam na internet todos os estabelecimentos que fornecem o presente desejado.
É importante que os funcionários destacados para receber os estoques estejam atentos às quantidades dos itens adquiridos, para que as trocas necessárias não deixem o estabelecimento sem itens importantes nestes últimos dias que antecedem o Natal. Outro aspecto importante é decidir a data em que as liquidações serão realizadas. O lojista tem que avaliar se é possível manter os preços logo após o Natal ou se, em razão de um possível movimento fraco, é mais conveniente iniciar o período de queima de estoque e, neste caso, divulgar a iniciativa logo.
No caso das vendas online, o cuidado com os estoques é fundamental. O empreendedor deve estar atento ao ritmo da saída dos produtos e agilizar sua entrega para que o cliente receba o produto antes das festividades.
![]() |
Fonte: Sebrae/SP
|
Fonte: Diario do Comercio