x

Projeto de Lei Complementar prevê a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal

Com o argumentou de que a crise econômica provocou queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na arrecadação,

21/01/2010 00:00:00

1,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Com o argumentou de que a crise econômica provocou queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na arrecadação, deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), cria o Projeto de Lei Complementar (PLP) 521/2009 , que já tramita na Câmara dos Deputados, cujo texto prevê a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal 101/200 para o exercício financeiro de 2009.

De acordo com o parlamentar, as obrigações e limites da lei serão flexibilizados proporcionalmente à frustração da receita estimada no Orçamento. Maldaner explica que a crise econômica trouxe graves consequências para a arrecadação, com redução de 5,4% nos repasses do FPM, em relação a 2008.

Pela proposta, no exercício financeiro de 2009, para calcular o percentual de flexibilização deve-se dividir o valor da receita efetivamente realizada e o valor inicialmente estimado. O ente público deverá demonstrar e justificar ambos os valores. O autor prevê ainda que, em permanecendo a queda das receitas, a flexibilização poderá ser estendida até 2010.

O PLP tramita em regime de prioridade. No Senado, a proposta de flexibilização da LRF para 2009 - Projeto de Lei do Senado (PLS) 450/2009 - foi votada no início de dezembro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto foi apresentado pelo senador César Borges (PR-BA).

Fonte: Agência Câmara

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.