x

Ibracon e Fipecafi firmam convênio para cursos de elearning

25/03/2010 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ibracon e Fipecafi firmam convênio para cursos de elearning

O Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) assinaram convênio para o lançamento de cursos de eLearning (educação pela internet) para a área de auditoria. O convênio foi assinado pelo presidente da Fipecafi, Iran Siqueira Lima e pela presidente do Ibracon, Ana María Elorrieta. A iniciativa atende à necessidade de rápido treinamento dos profissionais envolvidos na convergência da legislação brasileira às normas internacionais de auditoria.

O primeiro curso está com inscrições abertas e trata de temas como: introdução às normas de auditoria, estrutura conceitual, controle de qualidade, objetivos gerais do auditor independente, controle de qualidade de uma auditoria, planejamento de auditoria, materialidade no planejamento e execução e documentação de auditoria. Destina-se à profissionais de auditores.

A escolha da modalidade a distância para o curso busca facilitar o acesso dos profissionais da área tanto em questões relacionadas à dispersão geográfica quanto nas eventuais restrições de tempo, já que não implicam deslocamento dos alunos e podem ser realizados no período do dia em que o participante tem disponibilidade. Dessa forma, alinha-se aos objetivos do Programa de Educação Continuada do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) , além de atender à demanda de educação continuada por parte de profissionais de pequenas e médias empresas de auditoria de todo o país.
Ana María Elorrieta, presidente do Ibracon, afirma que a Educação a distância é uma ferramenta de aproximação com auditores em todo território nacional com mais alta qualidade, não dependendo de instrutores responsáveis por palestras específicas. Destacou que possibilita que o mesmo curso seja ministrado em todo o País, disponibilizando o mesmo conteúdo, mantendo o mesmo nível de qualidade sempre. ''Isto vai agregar muito ao conteúdo que será oferecido'' , afirmou.

Ana María Elorrieta lembrou, ainda, que a educação a distância possibilita que o profissional, em qualquer parte do País, tenha condição de se atualizar naquilo que precisa para desempenhar a profissão. Para ela o convênio é ''fundamental para que o Instituto atenda aos anseios dos profissionais de auditoria com ações que primem pela excelência, relevância e credibilidade''. O curso pela internet permitirá a interação e a formação continuada dos auditores brasileiros, declara a presidente do Ibracon.

O Professor Edgard Cornachione, coordenador dos cursos de eLearning da Fipecafi, PhD pela Faculdade de Educação da Universidade de Illinois (Estados Unidos) na área de desenvolvimento de Recursos Humanos com foco em aprendizagem online, diz que a implementação das normas contábeis internacionais tem tido um ritmo diferenciado entre os países.

''O processo se inicia por quem prepara (contador) e fiscaliza (auditor). Ao longo do tempo atinge quem é usuário da informação contábil, como analistas e investidores, além de outros profissionais que passam a ter conhecimento da convergência internacional das normas contábeis e de auditoria'', frisa. O curso disponibilizado no convênio Ibracon e Fipecafi é pioneiro e procura também compatibilizar as atividades profissionais à necessidade de atualização profissional.

Fonte: Assessorias Ibracon e Fipecafi

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.