x

Minas Gerais: Contadoria Geral Debate Novas Regras da Contabilidade

13/04/2010 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Minas Gerais: Contadoria Geral Debate Novas Regras da Contabilidade

A Superintendência Central de Contadoria Geral (SCCG), órgão do sistema operacional da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), já está se estruturando para as mudanças na Contabilidade Governamental, previstas para serem implementadas a partir do exercício de 2012.

Segundo a diretora SCCG, Maria da Conceição Barros de Resende, nos dois últimos anos o assunto tem sido amplamente debatido por grupos de trabalho em constantes reuniões promovidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília.

Desses grupos participam vários setores e segmentos ligados à área da Contabilidade Governamental, culminando com a publicação da Portaria STN nº 467/2009, e a instituição, dentre outros aspectos, da padronização do Plano de Contas Nacional.

Para melhor alocação da força de trabalho da Contadoria Geral, foram criadas duas equipes específicas para o tratamento das questões afetas, primeiro, à conversão ao Plano de Contas Nacional, e, segundo, às alterações necessárias no SIAFI-MG e seu Armazém de Informações.

A primeira equipe terá a missão de adequar o atual Plano de Contas do Estado à nova estruturação contábil do Plano de Contas Nacional bem como elaborar a descrição dos processos contábeis e estabelecer a função e funcionamento das contas contábeis. A segunda equipe tratará das alterações a serem processadas no âmbito do SIAFI-MG e no seu respectivo Armazém de Informações.

A diretora da SCCG admite que o desafio é de grandes proporções, por tratar-se de matéria altamente complexa e inovadora. A Contadoria Geral, segundo ela, buscará o alinhamento necessário à convergência das atuais disposições aos padrões internacionais de contabilidade aplicada ao setor público e terá pela frente a árdua missão de instituir no Estado as mudanças, sem prejuízo da qualidade de seu trabalho em prol de informações sempre tempestivas e fidedignas, visando ao suporte indispensável à gestão pública estadual.

Fonte: SEF/MG

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.