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Marketing Pessoal: entenda a importância desse artifício

Para construir uma forte imagem profissional é preciso demonstrar confiança, mas é preciso saber se você não está exagerando

10/04/2014 03:48

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Marketing Pessoal: entenda a importância desse artifício

O marketing pessoal é uma ferramenta importante para reforçar a presença de qualquer pessoa e ajuda a divulgar o seu potencial e realizações bem sucedidas para pessoas chaves. Ele ajuda a mostrar os resultados positivos, pontos fortes e qualidades, sempre com muita confiança. O reconhecimento não vem sem esforço, e é por isso que existe o marketing pessoal.

Segundo o próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “você não pode negligenciar o marketing e as relações públicas”. Foi isso o que o político disse para o jornal americano The New York Times, ao proferir que o seu governo errava ao achar que só fazer a coisa certa gerava reconhecimento.

Em nosso dia a dia, só podemos contar com o nosso bom senso para fazer um bom marketing pessoal: encontrar a medida certa sem falar demais, na hora errada ou para a pessoa errada.

Ou seja, um bom marketing pessoal deve ser montado em três pilares:

- O que?
- Quando?
- Para quem?

Muitas pessoas pecam no primeiro item, pois falam demais. Para medir o que falar para que o marketing pessoal seja o ideal, você deve refletir sobre como você é visto e como você quer ser visto.

Defina qualidades reais, foque em seus pontos fortes e em seu diferencial – e então os use para encaixar curtos comentários sobre suas realizações que deram ótimos resultados ou sobre você. Demonstre confiança em suas palavras, afinal, a insegurança é um dos grandes vilões que atrapalham um bom marketing pessoal.

Resumidamente: para construir uma forte imagem profissional é preciso demonstrar confiança. Porém, vale a pena refletir se você não esta exagerando. Uma sugestão é fazer um acordo com um colega de trabalho, combinem de elogiar um ao outro em reuniões, - com bom senso, claro.

Elogios vindos de outras pessoas valem mais que auto-elogios, mas, obviamente, é muito melhor quando te elogiam naturalmente. Por isso, tenha o hábito de elogiar os outros, pois essa pode ser uma atitude diferencial que provoca uma reciprocidade. É que nem quando você curte uma publicação de alguém pela primeira vez no facebook e essa pessoa curte de volta.

Saber quando falar depende da empatia, coloque-se no lugar da outra pessoa, seria chato se auto-valorizar naquele momento? Procure encaixar os comentários em conversas adequadas, o segredo não é fazer marketing pessoal toda hora, e sim, no momento certo.

Se você sempre repetir a mesma conversa, toda hora, ficará repetitivo e o marketing pessoal perde seu objetivo.

Outro ponto a refletir é o para quem você realiza o marketing pessoal. Pense no que irá resultar se aquela pessoa souber dos seus feitos. Marketing pessoal deve ser feito para aqueles que podem te ajudar no caminho do sucesso.

Falar para criar fofocas ou para alguém que não irá contribuir em nada não é marketing pessoal, é apenas auto valorização inadequada. Uma forma boa de fazer marketing pessoal é oferecer ajuda para pessoas chaves, por meio da aplicação da sua expertise. Isto é, oferecer o que você faz de melhor para as pessoas que lhe importam. Dessa forma, ao ajudá-la, você mostra que tem bom coração, que é bom no que faz e estará gerando o gatilho mental da reciprocidade, - pois as pessoas se sentirão em dívida com você. Mas sempre se lembre de entregar com maestria aquilo o que prometeu.

Não precisa entregar tudo o que você sabe, pois dá trabalho e toma tempo. Mas entregue um pedaço, uma amostra grátis. Esta ação será incrível para mostrar do que você é capaz, valendo como uma incrível técnica para o marketing pessoal.

Repetindo o que já disse, reflita sobre esses três pontos antes de sair por ai fazendo marketing pessoal:

- O que?
- Quando?
- Para quem?

O marketing pessoal é muito importante quando bem dosado, e muitos acabam errando na dosagem e, por consequência disso, fazendo ele de forma errado. Reflita sobre o que leu e planeje um bom marketing pessoal.


Por Sérgio Ricardo

Fonte: Administradores

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