x

Exame de suficiência ainda não tem data para começar

13/07/2010 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Exame de suficiência ainda não tem data para começar

Prazo para obter registro sem necessidade de prova termina em 30 de julho

No próximo dia 30 de julho termina o prazo para os técnicos contábeis e contadores graduados solicitarem o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) local. Ou seja, a partir de 2 de agosto de 2010 (segunda-feira seguinte), é obrigatória aprovação no exame de suficiência para obter o documento.

Apesar da exigência, até o momento da publicação desta matéria, não há data para o início da aplicação da prova. As informações sobre o exame estão previstas para a divulgação em 30 de julho, data em que vence os 45 dias que o CFC tem de prazo para adaptação à exigência.

Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, nesse período uma comissão vai discutir a aplicação do exame. O teste ocorreu há cerca de quatro anos, mas foi impedido por um mandado de segurança e o CFC optou suspender a aplicação da prova, pois a obrigação estava baseada em uma resolução e não em uma lei.

Com a Lei 12.249/10, publicada no Diário Oficial da União em 14 de junho, que entre outras atribuições altera o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, sobre a regulamentação da profissão, o exame será obrigatório para o registro da profissão de técnico e graduado em Ciências Contábeis.

A lei também reafirmou o CFC como órgão regulador da profissão e estabeleceu à cassação do registro àqueles que cometerem ações que infrinjam o código de ética da classe. Para os especialistas ouvidos pelo FinancialWeb, a lei traz melhorias para aos contabilistas e ganhos à sociedade.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.