x

Salário pago desde janeiro será recalculado

15/07/2010 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Salário pago desde janeiro será recalculado

Os trabalhadores brasileiros terão uma surpresa nos próximos meses ao abrir seu contracheque. Em alguns casos, poderá ser positiva, mas em outros, negativa, com o pagamento ou desconto de valores. A diferença vai acontecer em função do reajuste de 7,72% determinado pelos ministérios da Previdência Social e da Fazenda sobre os valores da tabela de salários de contribuição, aplicável aos segurados empregados, inclusive o doméstico, e o trabalhador avulso. A portaria 333, publicada em 30 de junho, determina a retroatividade a janeiro deste ano, atingindo dessa forma os salários já pagos aos empregados.

Na prática, a medida representa um retrabalho para as empresas, que terão que recalcular os salários e fazer o desconto direto na folha de pagamento, além de retificar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações a Previdência Social (GFIP) e recolher as diferenças. Mas para isso, a Receita terá que liberar uma nova versão do sistema para refazer o cálculo, o que ainda não tem data para ocorrer. A medida poderá confundir funcionários e empregadores e, no mínimo, gerar uma polêmica que o fisco terá que resolver.

A cobrança irá atingir os empresários, colaboradores das empresas e contadores, uma vez que serão necessários cálculos específicos para que o processo seja transparente. A portaria atinge também funcionários que já foram desligados da empresa. Nesses casos, o mesmo terá que pedir um benefício na folha de pagamento de janeiro a maio. As empresas terão que processar uma nova folha, recalcular os valores, retificar a GFIP e pagar os débitos retroativos. Será uma negociação direta do empregado com a empresa para receber essas diferenças.

Conforme orientação do superintendente-adjunto da Receita Federal, Ângelo Rigoni, o contribuinte deve aguardar novas informações do fisco sobre a portaria para saber como proceder em relação à cobrança. Segundo ele, os empregados irão receber essas diferenças relativas ao reajuste e às retificações da GFIP. "Em tese, isso vai implicar o benefício da aposentadoria. Mas certamente, terá reflexo na remuneração mensal." Ele afirma que o sistema ainda não está preparado para efetuar essa retificação, e que a portaria implica também o cálculo das multas e penalidades aplicadas.

Falta de informação gera dúvidas entre empresas e empregados
Para empresas que trabalham com folha de pagamento, há muitas dúvidas sobre como proceder em relação ao pagamento retroativo. Para a consultora de Recursos Humanos Anelore Beltramini Tolardo, da Nova Era Assessoria em Recursos Humanos e da Senior Sistemas, a portaria 333 trouxe a possibilidade da retroatividade da alteração da tabela a janeiro de 2010, embora a Lei nº 12.254/2010 tenha sido publicada somente em junho. "Provavelmente, as empresas terão de recalcular a diferença entre a tabela nova e a que estava em vigor desde janeiro, refazendo as folhas de pagamento do período."

Ela explica que o recálculo encontrará diferenças de INSS para desconto dos salários de alguns empregados e devolverá valores de INSS descontados a maior para outros. Além disso, efetuará a complementação do salário-família a todos os empregados que tiveram direito nas folhas do recálculo e também para quem alcançará o direito somente a partir da nova tabela. O recalculo do INSS atingirá também valores de desconto de Imposto de Renda, acarretando devoluções para a faixa de salários que esteve acima do teto da tabela antiga. E é possível que algumas empresas tenham valores a compensar em GPS e não valores a recolher conforme esperado.

Segundo a Receita Federal, não houve tempo hábil para disponibilizar o arquivo com a tabela auxiliar para uso para entrega de GFIP. "Em virtude disso, a guia da competência 06/2010 deverá ser entregue utilizando-se a tabela anterior desprezando-se, portanto, a Guia da Previdência Social (GPS) gerada pelo Sefip", diz a nota distribuída pela Receita no dia 9 deste mês.

O comunicado explica ainda que a retificação é devida em casos em que houve declaração de remuneração acima de R$1.024,97, correspondente à primeira faixa da tabela anterior e quando houve declaração de remuneração de segurados contribuinte individual em valor superior a R$ 3.416,54, correspondente ao limite máximo da tabela anterior.

A falta de informação e esclarecimentos na prática está entre os principais problemas causados em decorrência dessa portaria. Para o diretor-geral da Tessmann Assessoria Empresarial, Charles Tessmann, por ser retroativa, a portaria irá envolver algumas questões duvidosas sobre a folha de pagamento e os encargos decorrentes. Na opinião dele, falta clareza na exposição das mudanças. "O ideal seria ter a especificação dos procedimentos práticos distribuídos ao público interessado", defende Tessmann.

Fonte: Jornal do Comércio

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.