Os empregadores cada vez mais procuram pessoas com determinadas competências – e essas competências valorizam o passe de quem está procurando emprego ou quer se destacar para alcançar bons salários e crescer na carreira.
As exigências que as empresas fazem não são poucas, mas a boa notícia é que todo profissional pode desenvolver essas competências. Não acredita? Bem, para convencer os mais céticos, listei algumas dicas para melhorar cada competência apontada pela pesquisa. Vamos lá:
Colaboração no trabalho em grupo – Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir e aprender com os colegas e superiores. Não seja individualista, colabore e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos realizados em conjunto.
Habilidades interpessoais – Busque causar uma boa impressão, ser simpático, esteja disponível a colaborar, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça, agradeça.
Entusiasmo e Motivação – Automotivação e entusiasmo são indispensáveis a todo profissional, uma vez que o estimulam a cumprir, com qualidade e efetividade, suas tarefas, a engajar-se na realização destas e a manter um ambiente agradável. Motive-se!
Profissionalismo – Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se a desempenhar bem cada tarefa. Evite excesso de brincadeiras, fofocas e utilizar as redes sociais em demasia durante o trabalho.
Atenção aos detalhes – Ao entregar uma tarefa ou responder um email, fique atento aos erros de português, certifique-se que está tudo como solicitado.
Viu como é possível? Claro que isso é apenas um começo O processo de coaching, por exemplo, pode intensificar esse desenvolvimento.
Fonte: Clickcarreira