A opinião é de José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, empresa especializada em Outplacement, e autor do livro Carreira Sustentável, lançado pela Editora Gente.
Do alto de 30 anos de experiência na recolocação de mais de 4,5 mil executivos dispensados pelas empresas nas quais atuavam, Minarelli assinala que a dispensa de um emprego, quando tratada com a seriedade que o momento exige, pode ser uma valiosa oportunidade para repensar a vida profissional e até a pessoal.
“Falo isso com convicção, porque foi a partir da minha carta de demissão que acabei descobrindo uma nova área em que pude desenvolver meus conhecimentos. A carta virou um símbolo dessa mudança na minha trajetória profissional. Sou tão grato a ela que mandei ampliá-la, emoldurá-la e a coloquei na parede de meu escritório”, assinala Minarelli, autor de vários livros sobre transição de carreira.
De acordo com o consultor, os profissionais, de modo geral, planejam mal as transições de carreira, deixando-se levar ao sabor de um mercado que, em muitos momentos, pode ser cruel.
“Quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho parece bom. Mas a verdade é que muitos executivos descobrem, às vezes tarde demais, que fizeram escolhas equivocadas em função de promessas de ganhos, de estatus ou de benefícios que os tiraram de um caminho profissional mais sustentável”, explica.
Um exemplo da falta de planejamento profissional é o fato de que poucos executivos pensam na aposentadoria.
“É necessário pensar nesse momento, mesmo que o profissional seja jovem, pois terá, em média, muita vida útil após a aposentadoria compulsória. Necessitando ou não de salário ou remuneração, todo profissional na certa terá uma vida melhor, mais saudável e longa, se continuar em atividade após a aposentadoria. Como da vida ninguém se aposenta, convém elaborar seu projeto de transição e prepará-lo muito antes da hora de se aposentar”, recomenda Minarelli.
Introdutor do conceito de Outplacement no Brasil, Minarelli construiu mais este livro com base nos processos de aconselhamento de carreira de mais de 4,5 mil executivos atendidos por sua empresa nos últimos 30 anos.
“Após quase três décadas de atuação no segmento, conhecendo milhares de histórias particulares mas, às vezes, muito parecidas, a verdade é que as pessoas repetem quase sempre os mesmos erros quando o assunto é gestão de carreira. Para começar, a maioria entrega à empresa a gestão da carreira, o que é um equivoco que pode custar caro no futuro, quando a empresa decidir pela demissão do empregado”, assinala Minarelli.
O livro Carreira Sustentável revela não só as mudanças pelas quais passa o mercado de trabalho mas evidencia as enormes oportunidades que se abrem a partir de agora.
“O que quero mostrar com este livro é que também há muita vida inteligente dentro e fora dos ambientes corporativos e que este novo mundo em que vivemos está cheio de oportunidades de sucesso para quem consegue enxergá-las”, assinala Minarelli, acrescentando que com o aumento da expectativa de vida, há muitos executivos que estão em plena atividade física e intelectual mesmo após os 65 anos, o que exige uma visão mais abrangente no que diz respeito à manutenção de oportunidades de trabalho.
"No entanto, o que talvez muitos não percebam, é que a carreira muda ao longo de nossa vida várias vezes e é preciso estar preparado para essas mudanças”, explica Minarelli.
Fonte: Uol