x

Contabilidade pública seguirá padrão global

09/08/2010 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade pública seguirá padrão global

As novas normas internacionais de contabilidade não poupam ninguém. As primeiras atingidas foram as grandes corporações.

Empresas de capital aberto ou as que faturam mais de R$ 300 milhões anuais terão até o final do ano para adequar seus balanços às regras globais. Depois, será a vez do setor público.

Governos estaduais e o federal terão que seguir o mesmo caminho até 2012. É mais um desafio para os candidatos que sairão vencedores na próxima eleição, alerta o auditor e sócio-diretor da Crowe Horwath RCS, Francisco de Paula Reis.

Quais serão os principais desafios da aplicação da nova contabilidade nos balanços públicos?
Os governos terão que passar a divulgar seu fluxo de caixa, de onde vem e para onde vão os recursos arrecadados. Isso já é muito comum nas empresas, onde a gestão é permanentemente pressionada por acionistas a ter uma contabilidade transparente.

Quais as vantagens que os governos terão ao adotar o novo modelo?
Maior clareza na divulgação dos números traz a confiança de investidores. E os governos que fizerem bem esse trabalho conseguirão levantar recursos para novas obras e investimentos.

Somente os governos terão desafios ao longo do processo de adaptação?
Não, embora seja necessário considerar que os novos governos terão apenas um ano para dar conta do recado. Outro desafio relevante é o dos auditores, que terão que se acostumar a encontrar balanços da administração direta mais detalhados.

Fonte: Brasil Econômico

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.