x

6 cuidados que toda mulher deve ter antes de abrir um negócio

O consultor Eduardo Ferraz alerta que, antes de abrir um negócio, é preciso uma analisar criteriosamente alguns pontos essenciais, mas ignorados.

14/05/2014 10:01:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
6 cuidados que toda mulher deve ter antes de abrir um negócio

O crescimento do público feminino no empreendedorismo vem se destacando nessa recente onda do empreendedorismo no Brasil. Segundo o SEBRAE, existem atualmente 8,7 milhões de empreendedores, onde 2,6 milhões deles são mulheres, o que representa um aumento de 12% nos últimos dez anos.

O consultor Eduardo Ferraz alerta que, antes de se aventurar e partir para a abertura de um negócio, é preciso uma análise séria e criteriosa sobre alguns pontos essenciais, mas ignorados por muitas.

“O primeiro deles é ter perfil para empreender.Parece bobagem, mas não é, nem todo mundo tem personalidade para administrar um negócio próprio. Tem gente que trabalha melhor em equipe, que precisa de uma estrutura que a apoie, que precisa de uma pessoa que a gerencie, que não sabe mandar, não consegue trabalhar sozinha, não tem organização”, declarou Eduardo, consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. 

Segundo Eduardo, alguns erros comuns podem ser evitados através dessa análise, são eles:

1) Falta de planejamento

 A falha mais comum é excesso de improviso gerado pela falta de um planejamento básico. Muitas empreendedoras confiam demais em sua intuição e atuam na base da tentativa e erro olhando apenas o curto prazo.

2) Privilegiar parentes

Empregar parentes é absolutamente normal e muitas vezes necessário por uma questão de confiança e diminuição de custos. O problema começa quando não há controle de horários ou cobrança por resultados. Isso causa perda de autoridade e dá mau exemplo para os demais funcionários.

3) Misturar finanças

 Misturar as finanças particulares com as despesas do dia a dia da empresa costuma causar um total descontrole de gastos. É fundamental ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.

4) Falta de foco

Muitas empresas começam com um foco definido e depois de alguns meses passam a atuar em áreas que não têm absolutamente nada a ver com o negócio original. Isso acaba dividindo a atenção e prejudicando a melhoria do principal serviço ou produto da empresa.

5) Inexperiência

As empreendedoras de primeira viagem deveriam estudar muito bem os mercados que pretendem atuar antes de abrir qualquer negócio. 

6) Mau atendimento

Pequenas empresas deveriam dar enorme importância à satisfação de seus clientes e isso muitas vezes não acontece com a desculpa de que um serviço de primeira custa caro. Na verdade, o maior custo vem do mau atendimento que acaba afastando os clientes e prejudicando o desenvolvimento de qualquer negócio.

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.