Contábeis o portal da profissão contábil

17
Jan 2019
21:42

notícia

Dizer 'não' pode te fazer produzir mais no trabalho.

Aprender a dizer "não", quando necessário, é fundamental para conseguir gerenciar o tempo e ser mais produtivo no trabalho. É o que afirma Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg e membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review.

20/05/2014 09:56

Aprender a dizer "não", quando necessário, é fundamental para conseguir gerenciar o tempo e ser mais produtivo no trabalho. É o que afirma Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg e membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review pelo Institute of Coaching Professional Association.

"Quando assumimos todos os compromissos e tarefas que nos são solicitados, podemos acabar nos sobrecarregando e não dando conta de cumpri-los nos prazos acordados."

De acordo com Aldan, antes de aceitar uma nova tarefa ou compromisso, é preciso avaliar se realmente teremos tempo para realizá-los da forma adequada às expectativas dos solicitantes. "Isto não significa que não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não se deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades."

A incapacidade de dizer "não" ao chefe ou ao colega é um grande desperdiçador de tempo, segundo Alexandre Rangel, sócio fundador da consultoria Alliance Coaching.

"A situação prejudica tanto o indivíduo --que começa a aceitar mais trabalho do que consegue executar-- quanto os outros, que passam a contar com a entrega dele. Isso acaba prejudicando o todo", afirma o executivo.

Para Aldan, a melhor forma de dizer "não" é embasada nos afazeres e responsabilidades já assumidos pelo profissional, pois caberá ao superior eleger qual é a tarefa de maior prioridade e que terá maior impacto no seu desempenho e resultado final.

Pressão pede gerenciamento do tempo

Segundo o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa, a capacidade de produzir adequadamente dentro do expediente de trabalho, evitando horas extras desnecessárias, é tratada pelas empresas como um grande diferencial dos colaboradores.

"A pressão do mercado para produzir mais, com menor custo e tempo, reforça a necessidade de gestão do tempo para garantir lucratividade, empregos bons e estáveis, com qualidade de vida."

Disciplina é a solução

A solução proposta por Carlos Aldan para lidar melhor com o gerenciamento do tempo e diminuir o estresse é ter disciplina para organizar as horas.

"O dia tem só 24 horas, sendo que nove delas passamos trabalhando; cerca de oito dormindo e, no mínimo, duas nos deslocando nas grandes cidades. Essa rotina geraria cinco horas restantes de dedicação a nós mesmos."

Fonte: Uol

Enviado por

Samara Silva Rodrigues

Apta a novas experiências Disponibilidade de horário Bom relacionamento interpessoal Facilidade de aprendizagem Comprometimento e Responsável Não fumante

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César