x

Inclusão do CIAP no SPED Fiscal será um grande desafio para as empresas

Os contribuintes devem ficar atentos para a vigência de novas obrigações acessórias no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).Uma delas

24/09/2010 12:15:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Os contribuintes devem ficar atentos para a vigência de novas obrigações acessórias no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) .

Uma delas é a inclusão de dados do CIAP (Controle do Crédito do ICMS do Ativo Permanente) na Escrituração Fiscal Digital - EFD.

A transmissão dos arquivos deve ser feita a partir de janeiro do próximo ano e o prazo para a adequação dos processos internos é curto.

A falta de registro dessas operações e o não atendimento dessa nova exigência podem representar autuações de até 1% do Valor das Operações envolvendo o Ativo Permanente.

"É preciso que todos os dados de controle do ativo fixo deste ano estejam preparados", afirma Francine Nonaka, CEO da Dzyon, especializada em solução de gestão empresarial e de tecnologia da informação, para quem a coleta e a entrega dos dados feitas por "um bom módulo ERP pode facilitar e muito a vida da corporação".

O cumprimento dessa obrigação tende a ser tão desafiante, ou mais, do que a adesão à Escrituração Contábil Digital (ECD) e à Escrituração Fiscal Digital (EFD), determinada pela Receita Federal. Esses projetos criaram uma série de novas formas de armazenar, tratar e entregar os dados contábeis e financeiros.

No que diz respeito à Nota Fiscal Eletrônico (NF-e) o calendário do Fisco estabelece a adesão de empresas de 252 setores da atividade econômica a partir de 1º de outubro.

Fonte: ITCNET

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.