x

Para decolar nos negócios

Empreendedores não precisam só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer.

21/08/2014 17:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para decolar nos negócios

"Uma pesquisa feita pela Endeavor/Ibope em 2013 apontou que 76% dos brasileiros gostariam de empreender e que a maioria faz isso por necessidade, e não por oportunidade. Falta ao empreendedor brasileiro conhecimento de mercado e gestão, e são poucos os que conseguem executar o que planejaram. 

Por isso, gosto da frase do físico teórico Albert Einstein, que disse: "Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário". Foi com esse pensamento que comecei no mundo dos negócios. 

Aliás, se você decide andar com as próprias pernas, precisa estar determinado a trabalhar, e muito, e a seguir à risca um planejamento. Minha primeira empresa se destacou por oferecer o primeiro sistema ERP via web do mercado brasileiro, em 1999. Poderia me dar por satisfeito, mas não paramos por aí. 

Dentro do espírito registrado pela pesquisa Endeavor/Ibope do ano passado, da procura por oportunidades, em 2012 decidimos pela venda da nossa empresa e no mesmo ano partimos para um novo empreendimento, a HFPX Holding, em Joinville. O desafio ficou maior. Como investidora participativa, assumimos a responsabilidade de dividir o sonho de outras pessoas. 

A lógica na frase de Einstein também se aplica a investimentos. Muito está no feeling, mas a experiência é o que direciona as principais decisões. Além de entrar com recurso financeiro, é preciso compartilhar experiência administrativa, desenvolvimento, soluções inteligentes, testar e alinhar metas. Ou seja, crescer junto. 

Percebo que a maioria dos empreendedores não precisa só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer. Li uma vez a frase: "Ego não combina com internet, colaboração combina com internet". 

Dela, tirei a seguinte lição: ideias precisam ser transformadas em produtos e serviços que resolvam algum problema, caso contrário, não têm valor nenhum."

Fonte: Diário Catarinense

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.