Um grande portal, batizado de Empresa Simples, está sendo desenvolvido e deverá ser anunciado até o fim do mês. Várias ferramentas desse portal facilitarão a vida do empreendedor, como os processos de abertura e encerramento de empresas. Haverá uma área para busca de crédito, participação em licitações e até de oferta e procura de bens e serviços prestados pelas empresas.
As empreendedoras disseram ao ministro que o despreparo para gerir o próprio negócio é um dos motivos para o insucesso do empresário. “Os empreendedores só buscam ajuda quando estão com problemas”, disse a diretora da Bold, Gabriela Hunnicutt, integrante do grupo.
Elas mostraram que 1,5% das pequenas brasileiras exportam e que, mesmo diante da evolução do mercado interno, essa experiência não é bem aproveitada no exterior. “O gigantismo do mercado interno não cria DNA para o mercado externo”, afirmou ela.
Afif explicou que os mecanismos de exportação pelas micro e pequena empresas serão simplificados”. Outra novidade é a possibilidade da exportação de serviços, onde as empresas podem dobrar seus faturamentos no Simples.
O ministro disse que é importante o entrosamento da iniciativa privada com o Poder Público. “Essas mulheres, lideradas por Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, vão ajudar a criar um portal que capacite os empreendedores das micro e pequenas empresas para o mundo dos negócios”.
Fonte: Diário do Comércio - SP